sexta-feira, 13 de junho de 2014

Academia Santista de Letras traz a Semana Martins Fontes

Martins Fontes, médico e poeta santista será homenageado com a Semana Martins Fontes, organizada pela Academia Santista de Letras, de 17 a 23 de junho.

O MÉDICO E POETA MARTINS FONTES

José Martins Fontes, o poeta, nasceu em Santos em 23 de junto de 1884. Na infância publicou seus versos num jornal manuscrito chamado "A Metralha" "para explosão aos domingos". Por ocasião da inauguração do monumento em comemoração dos 400 anos do descobrimento do Brasil, levantado em São Vicente, próximo à Biquinha, Martins Fontes, aos dezesseis anos de idade, recitou um poema de sua autoria.

Médico e Poeta santista Martins FontesPosteriormente, no Rio de Janeiro, cursou a Faculdade de Medicina, onde conviveu com poetas como Olavo Bilac e Coelho Netto, e foi auxiliar de Oswaldo Cruz no saneamento da cidade do Rio de Janeiro.

Martins Fontes foi médico na Santa Casa de Santos. Também exerceu a Poesia, Prosa e trabalhos científicos, além de escrever crônicas em jornais e revistas.

Uma de suas frases ficou famosa na região, e continua sendo repetida por muitos, até hoje: "Como é bom ser bom!"

O médico e poeta faleceu aos 53 anos, no Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos, estando seu corpo sepultado na cidade, no Cemitério do Paquetá.



8a. SEMANA MARTINS FONTES - 2014



O evento terá o seguinte programa, sempre das 9 às 11 horas da manhã:

17.06.2014, terça-feira: Café-da-manhã com Martins Fontes, na sede da Academia Santista de Letras, na Rua Soares de Camargo, 17 em Santos.

18.06.2014, quarta-feira: Seguindo os passos de Martins Fontes pela Beneficência Portuguesa - av. Bernardino de Campos, 47, Santos.

19.06.2014, quinta-feira: Caminhada com Martins Fontes pelo Orquidário Municipal de Santos, Pça Washington, s/n

20.06.2014, sexta-feira: Caminhando com Martins Fontes pelas alamedas da Pinacoteca. Pinacoteca Benedicto Calixto, avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Santos.

21.06.2014, sábado: Tradicional Romaria dos Cravos Vermelhos no Cemitério do Paquetá.

22.06.2014, domingo: Tertúlia Matinal, junto ao busto de Martins Fontes, na Praia do José Menino (em frente ao número 70 da Av. Presidente Wilson, Santos.

23.06.2014, segunda-feira: Encerramento da Semana, no Salão Nobre Martins Fontes, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, comemorando os 58 anos da Academia Santista de Letras e os 130 anos de nascimento do poeta Martins Fontes. IHGS - Av. Conselheiro Nébias, 689, Santos.


O evento é uma realização da Academia Santista de Letras com apoio da Prefeitura Municipal de Santos. Apoio cultural: Livraria Martins Fontes e Hora Imóveis.

agradecimentos: Academia Santista de Letras, presidente Maria Araújo Barros de Sá e Silva

Leia também: 

Homenagem a Martins Fontes em prédio de Santos


A poesia acima está na fachada do Edifício Piratininga, em plena orla da praia de Santos. Leia em http://www.muitobem.tv/2011/09/poe.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.