quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Santos: Carnaval com bonde ou bonde com carnaval? Este é o Carnabonde

Carnabonde: o bonde revive os velhos tempos do carnaval santista (Foto: Anderson Bianchi/Divulgação PMS)


Santos tem mania de inovar. Foi assim com o bonde, lançado como Linha Turística em 2.000. Não demorou muito para ele tornar-se o transporte oficial de Papai Noel, às vésperas do Natal, e fazer as vezes dos caminhões dos trios elétricos nordestinos no Carnaval.

Nascia o Carnabonde, que desde 2001 é o evento oficial de abertura da folia de Momo santista. Ocorre na Praça Mauá, no Centro Histórico, este ano no próximo sábado (22/02/2014), das 15h às 19h. A festa consiste em um grande baile a céu aberto, especialmente voltado às famílias e crianças, reunindo atores caracterizados de antigos foliões e levando muita música, dança e alegria sob o comando de grupos da Cidade.

Com a intenção de reviver os antigos carnavais, a cada ano ele homenageia um bloco do passado. Em 2014 será o antigo bloco Oswaldo Cruz.

Troca de camisetas - A troca de camisetas para o Carnabonde 2014 ocorre nos próximos dias 20 e 21, no Teatro Municipal Braz Cubas (av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), das 9h às 18h, mediante a entrega de duas latas ou pacotes de achocolatado de 400 gramas. Cada pessoa poderá retirar até 4 camisas, até o esgotamento do estoque.

Bloco Oswaldo Cruz - O Bloco Oswaldo Cruz nasceu de time de futebol de várzea fundado em 6 de maio de 1946. O objetivo era desenvolver atividades esportivas e sociais para os moradores da rua Campos Melo, no bairro Vila Nova. Tinha comando de Eládio, Bicalho, Milton Boca Mole, Waldir, Doca e Loirinho, que participaram dos tradicionais desfiles carnavalescos ‘Dona Doroteia Vamos Furar Aquela Onda’. Nesta folia, conquistou o pentacampeonato na categoria não-patusco, nos anos 1980 a 1984, com os enredos ‘Cassino’, ‘No Reino de Netuno’, ‘Exaltando a Natureza’, ‘O Carnaval Carioca Através da Música’ e ‘Chineses do Mercado’. Os componentes tiveram como interpretes nomes consagrados da MPB, como Elza Soares e Originais do Samba. Com as cores azul, vermelho e branco, sob a coordenação do carnavalesco Demóstenes Peixoto, o bloco também levou diversos enredos para a avenida, com destaque para ‘Homenagem ao Palhaço Arrelia’, em 1986, e ‘Na Rússia Tem e Aqui Também’, em 1987. O último desfile ocorreu em 1988.

Fonte: Secretarias de Comunicação e Resultados, Turismo e Cultura de Santos.
Agradecimentos : jornalista Amélia Fernandez Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.