domingo, 12 de agosto de 2012

Trólebus de Santos completam 49 anos

Autoridades e populares estiveram na inauguração da primeira linha de trólebus, em 12 de agosto de 1963


Na data de hoje, 12 de agosto, os trólebus de Santos completam 49 anos de operação. A primeira linha foi inaugurada em 1963, com grande festa.

Após um grande investimento na cidade, desde a implantação de toda a fiação (a rede aérea), subestações e veículos, era inaugurado um novo conceito de transporte coletivo que era um misto de bonde com ônibus.
Inicialmente, o sistema contava com apenas uma linha e depois expandiu-se pela cidade.
Tal expansão, porém, foi barrada por uma nova administração que tinha como prioridade a aquisição de ônibus comuns, produzidos pela Mercedes-Benz no final do anos 1960 - o que ocorreu não só em Santos, como também em muitas cidades do Brasil e culminou com a extinção dos bondes em todo o país.

Aos poucos os trólebus deixaram as cidades do Brasil. Mas, no final da década de 1970, um programa do Governo Federal estimulou a fabricação de trólebus nacionais e implantação em cidades e melhoras e revitalização do sistema de Santos.

Trólebus FIAT reformados, entregues à população no início dos anos 1980


Antigos trólebus italianos foram reformados e reincorporados à frota, e veículos nacionais foram adquiridos pela prefeitura santista.

Anos e administrações municipais depois, novamente o sistema decaiu e por pouco não foi extinto. 

Os trólebus ganharam sobrevida, especialmente em São Paulo e em Santos, e hoje - 2012 - estão em operação somente em uma linha em Santos e, na Grande São Paulo, há trólebus ligando o ABCD à capital paulista e também em linhas municipais em São Paulo, SP.

SEIS TRÓLEBUS FAZEM O PERCURSO DA LINHA 20 EM SANTOS

Um dos seis trólebus que operam apenas uma linha na cidade de Santos 

Atualmente o sistema de trólebus de Santos atende a apenas uma linha, que liga o centro ao Gonzaga, pela Avenida Ana Costa. Os veículos elétricos revezam com ônibus comuns o percurso.

Com nova administração municipal à vista, novamente os trólebus entram na expectativa: manutenção do sistema atual, expansão de novas linhas ou, o que seria trágico, a extinção do sistema.

Vamos torcer para que este veículo - não poluente, confortável e silencioso, tenha dias melhores em Santos.

Conheça a história dos trólebus de Santos em página especialmente elaborada por Emilio Pechini:
http://www.muitobem.tv/p/trolebus-de-santos.html


Um comentário:

  1. Parabéns pelo post. São 49 anos de trólebus com bastante sobrevivência e espero quem sabe no ano que vem um novo prefeito que veja o quanto o trólebus é importante ao meio ambiente. A partir de amanhã, o Blog Conscientização lançará uma série em 5 capítulos sobre a históriia do trólebus em Santos e no final delas projetos sugeridos por mim para expansão do sistema em um futuro, mas a longo prazo.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.