quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pitacos 24.11.2011


SUPER RÁDIO TUPI EM FM COM BOM SINAL NO LITORAL

Uma grata surpresa foi ouvir hoje à tarde o comunicador José Nello Marques em pleno FM 97,3 MHz. Costumava ouvi-lo no Manhã Bandeirantes, mas há tempos ele saiu da emissora do Morumbi.
Ao dar uma "zapeada" no dial do rádio do carro, entre tantas emissoras sintonizei com bom sinal, em Santos, a Super Rádio Tupi, que originalmente é em AM e, pelo que apurei no site tudoradio.com, desde setembro deste ano a emissora passou a ser retransmitida em FM. 
Esta Tupi faz parte do mesmo grupo da Tupi FM (que no litoral tem uma emissora em 89,3 MHz) e também das rádios Terra AM e FM, entre outras rádios e até a Tupi TV, emissora que transmite videoclipes (em Santos no canal 38 UHF). 
Porém, vale ressaltar que o nome Tupi deste grupo não tem ligação com as antigas rádios e TV Tupi de São Paulo, dos Diários Associados. Já no Rio de Janeiro há a homônima Super Rádio Tupi - esta sim, dos Associados
Voltando à Tupi paulistana, a frequência pode ser captada com facilidade no litoral (mas não se pode comparar com o sinal das emissoras do alto da serra, como a Bandeirantes), além da Grande São Paulo e regiões próximas como Jundiaí e Campinas. Até então apenas rádios jornalísticas vinham tendo a retransmissão em FM, em São Paulo, como a Bandeirantes e a CBN. Agora, é a vez de uma rádio popular que mescla músicas com jornalismo. Mas, se quiser competir com as FM's musicais, deverá melhorar bastante a qualidade do áudio, com compressores e equalizadores voltados para a transmissão em FM estéreo que dêem o famoso "efeito espacial".

ANTENA 1 TAMBÉM

Há alguns anos os ouvintes da Baixada vem sintonizando em 94,7 MHz a rádio Antena 1 de São Paulo. Até então era um sinal com baixa qualidade de áudio - mono, inclusive. Mas recentemente o sinal melhorou bastante, com excelente qualidade, tanto de som como de alcance. O sinal é forte e captado normalmente nos receptores, em FM estéreo. 

O FIM DO TU?

Mudando de assunto, estaria a tão santista forma de conjugar verbos na segunda pessoa do singular em extinção? Tu viu, tu foi, tu veio, tu 'tá... Um provável herança da presença portuguesa, com uma mistura de uma conjugação com o pronome você, resultou numa forma bastante peculiar e popular entre os habitantes do litoral paulista. Na forma culta (e usada em Portugal e em parte da região sul do Brasil), falaría-se tu viste, tu foste, tu vieste, tu estás... Isso pelo menos ouvia-se muito antes. Mas, parece que aos poucos o santista está trocando o tu pelo você. Pelo menos tenho observado uma mudança sutil nessa forma tão regional de se falar. Será?

E A MÉDIA

E nas padarias... O pãozinho está saindo mais que a média? Muitas padarias em Santos transformaram-se em belos Empórios e, de certa forma, transformaram a ida para comprar o pãozinho em hora de lazer, num lugar mais moderno e condizente com os tempos atuais. Wi-fi livre, variadade de pães e lanchinhos, enfim, as padarias estão ganhando novo público e novos ramos da alimentação estão se criando. Mas... e a média? Esclareço que na cidade de Santos e também no litoral o pão francês é chamado de média. Não se sabe exatamente de onde veio o termo, talvez por ser uma metade em tamanho dos filões... Enfim, cabe uma pesquisa mais precisa para o futuro.
Agora, cada vez mais raro é ouvir alguém pedir médias. Pãozinho, o não utilizável pãozinhos (sic) e os corretamente grafados e ditos pãezinhos. Mas, a média é quase um patrimônio da cidade.

TOMBAMENTO?

Não duvido de que algum dia alguém queira tombar o uso santista do tu e a média. Mas, essas coisas não vem por decreto. Naturalmento o uso popular é que vai determinar se o tu ou a média um dia vão acabar em Santos.

MENAS

Outro dia ouvi parte de um diálogo entre dois rapazes em plena calçada:
- Lá tem menas gente
ao que o outro corrigiu:
- Menas pessoas!!
Oras, para evitar esse erro tão comum e primário basta definitivamente excluir a palavra MENAS do repertório. E substituir por MENOS em todos os casos. Menos gente, menos pessoas cometerão esta ofensa a nossa tão bela língua...

WI-FI FREE

Falando em wi-fi grátis, cada vez mais os estabelecimentos comerciais e consultórios estão disponibilizando a rede wi-fi sem senha para os clientes. Na Clínica Radiológica de Santos (na Conselheiro Nébias) o sistema é bem sinalizado e com bom sinal em todos os andares. Na Léo Madeiras  da rua João Pessoa havia o curioso SSID "wi-fi gratis, pode entrar". 
Nos shoppings está havendo algumas mudanças. Por exemplo, no Praiamar, em Santos, o sinal na Praça de Alimentação é grátis mas é preciso antes fazer um cadastro do próprio celular, tablet ou notebook. Basta abrir o navegador (browser) e uma tela de cadastro e login aparecerão). O mesmo acontece no Morumbi Shopping, em São Paulo, que aliás tem vários pontos de wi-fi do próprio shopping. Também abrindo o navegador surge uma tela de login e cadastro, também grátis. Após três horas é necessário novo login. Já nos McDonald's o acesso é da mesma forma, com login, mas apenas para clientes de provedores que aparecem na tela de login, como Vex entre outros. Em todos esses casos, após fazer o respectivo login no browser, pode-se acessar os outros aplicativos como Facebook, Foursquare, etc.
Aos poucos as lojas, empórios, shoppings e lugares públicos vão estendendo sua rede wi-fi grátis por vários pontos do estabelecimento.
Sem dúvida, uma forma de atrar um público conectado que precisar ter uma rede sem fios grátis disponível. 

SUBWAYS

E as Subways? De repente a cidade viu surgirem os restaurantes da franquia nos mais diversos bairros. Nos shoppings, na Pedro Lessa, na Ana Costa, na Conselheiro Nébias, na Rua Carlos Gomes... 
Para quem nunca foi sugiro que, antes de entrar na fila do atendimento, ver como funciona o modo de pedir os sanduíches, os tipos e os adicionais. E depois, calmamente, preencha seu pãozinho com generosas porções, aceitando - ou não - os adicionais. Os desavisados são pegos meio que de surpresa e acabam tendo que rapidamente decidir o que vão querer no pão... 

BOA SEMANA!

É, novembro está acabando e logo vem o Natal. Uma ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.