sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bonde com Cafeteria: em breve nos trilhos de Santos

Concepção artística do Bonde com Cafeteria e o Armazém 12A - futuro Museu Vivo do Bonde (Foto: divulgação PMS)


Brevemente será possível circular pelo Centro Histórico de Santos – o maior porto exportador de café do mundo - saboreando um gostoso cafezinho, a bordo de bonde com cafeteria.
E depois conhecer mais duas novidades: o Museu Vivo Internacional do Bonde e o Museu Ferroviário.

Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Santos (PMS) e o Museu do Café, o bar será instalado no veículo doado pela cidade italiana de Turim, que o utilizava como restaurante.
Climatizado e devidamente adaptado, contará com novos bancos, mesas e balcão, onde serão servidos diversos tipos de cafés, os mesmos que são comercializados na Bolsa Oficial do Café da cidade.
Externamente será decorado com motivos alusivos à famosa rubiácea, como folhas, grãos, sacas de exportação do produto etc.

A previsão é que a unidade comece a circular no início de 2012. Na cerimônia realizada na última sexta-feira (23/09/2011) em comemoração ao Dia do Bonde e aos 11 anos da inauguração da linha turística, o prefeito João Paulo Papa apresentou, ainda, o projeto do Museu Vivo Internacional do Bonde Roberto Mehanna Kamis, que funcionará no Armazém 12 A. Sua estrutura foi retirada do cais, remodelada e remontada ao lado da Estação do Valongo. Segundo o projeto, além do Museu do Bonde, o local receberá o Museu Ferroviário. Juntos, terão espaços para exposições que contarão um pouco da rica história desses veículos na cidade e no País. O armazém também abrigará uma oficina de carpintaria e mecânica para formar mão de obra capaz de trabalhar na recuperação dos bondes.

A iniciativa está sendo viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Santos, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a empresa Noble. Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, a volta do bonde ajudou a alavancar o Projeto Alegra Centro, pontapé inicial para a revitalização da região. "Com a criação da linha turística e agora do Museu do Bonde, queremos que Santos seja reconhecida como referência mundial na preservação da memória do bonde".

Agradecimentos: 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA DE SANTOS
Jornalista Amélia Fernandez Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.