domingo, 10 de julho de 2011

'O Astro', de volta após 34 anos


No início a ideia era de se anunciar uma macro-série. Depois, a mini-novela. Mas, a Globo decidiu assumir mesmo, que O Astro inaugura um novo horário de novelas da emissora, às 11 da noite.

Vale lembrar que no passado, novelas como O Bem Amado, Saramabaia, Nina, entre outras eram as chamadas "novelas das dez", quando a novela após do Jornal Nacional era a "novela das oito". Hoje, a "das oito" é "das nove", assumidamente. Esse deslocamento de horário em uma hora mais tarde deve-se a própria mudança de costumes da população.
Recentemente a Globo criou um horário de séries após o Programa do Jô, que não acaba antes da 1 hora da madrugada.

O ASTRO, UM GRANDE SUCESSO DO PASSADO, DE VOLTA


Francisco Cuoco na versão original de O Astro
Ainda hoje muitos quando ouvem a trilha da novela lembram-se da figura de Francisco Cuoco com um turbante na cabeça. Vamos relembrar a abertura de O Astro em 1977:



A música-tema é de João Bosco, "Bijuterias".

Na nova versão, o ator Rodrigo Lombardi encara o turbante e figurino de Herculano Quintanilha,  personagem que foi de Francisco Cuoco na trama de Janete Clair, que estreou em 6 de dezembro de 1977, às 8 da noite - o Jornal Nacional de então, começava às 19:40 e tinha cerca de 20 minutos de duração.
Rodrigo Lombardi e Francisco Cuoco (divulgação Rede Globo)

Na versão original, Herculano Quintanilha (vivido por Francisco Cuoco), foi preso quando descobriram que ele, ao lado do amigo Neco (Flávio Migliaccio na versão antiga, e agora interpretado por Humberto Martins), tinha dado o golpe em uma paróquia de uma cidade do interior. Neco, porém não foi preso e ficou com o dinheiro. Na nova versão o golpe é dado com o desvio do dinheiro da reforma da paróquia.

Na versão atual, cena de Herculano Quintanilha fugindo do linchamento após descobrirem que ele desviou dinheiro da paróquia

Anos depois, Herculano sai da prisão e passa a trabalhar como vidente numa churrascaria. Lá, ele reencontra o ex-cúmplice, e começa a persegui-lo para desmascarar e acabar com a vida de Neco.

Thiago Fragoso é Marcio: ideiais de São Francisco de Assis, na nova versão

Herculano também conhece Márcio (papel que foi de Tony Ramos, que na nova versão será interpretado por Thiago Fragoso), um dos herdeiros de Salomão Hayala (interpretado em 1977 pelo saudoso Dionísio Azevedo, vivido agora por Daniel Filho - que foi diretor na primeira versão). Após abdicar da fortuna de seu pai - numa cena inspirada em São Francisco de Assis, na qual ele se desfaz de suas roupas para viver como seu santo de devoção - Márcio é convencido por Herculano a voltar-se para os negócios da família, e ao assumir a empresa leva o ex-guru para trabalharem juntos.

Alline Moraes fará o papel de Lili, cunhada e empregada de Neco

Na nova versão, Carolina Ferraz vive o papel que foi de Dina Sfat. Alline Moraes será o papel que foi de Elizabeth Savalla.
Em O Astro 2011, haverá outros personagens e a novela promete efeitos especiais e rumos um pouco diferentes da trama escrita por Janete Clair.
Assim como na versão original, Salomão Hayala será morto. E a dúvida ficará no ar - a pergunta “Quem matou Salomão Hayala?”. Salomão terá o mesmo desfecho, mas quanto ao assassino, isso é segredo de estado (como disse Daniel Filho ao general Ernesto Geisel), dizem os autores da nova versão, Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.

Francisco Cuoco, que foi "O Astro" em 1977/1978 agora é o misterioso Ferragus

E uma surpresa: o próprio Francisco Cuoco tem uma participação especial: ele será Ferragus, um velho homem que já está preso há quinze anos. É quem ensina a Herculano os segredos do ilusionismo, da magia, e os fundamentos teóricos da astrologia e do tarô. Assista a um video com Francisco Cuoco relembrando a primeira versão de O Astro e o novo personagem:



A série terá também no elenco atores como Daniel Filho, Regina Duarte, Fernanda Rodrigues, Carolina Ferraz, Guilhermina Guinle, entre outros. Veja um vídeo com os atores apresentando seus personagens:




COMO FICA A PROGRAMAÇÃO

A Novela das Onze deverá ser exibida quando não houver o Big Brother Brasil.

O Astro  será exibida de Terça a Sexta, com previsão para 60 capítulos - ou mais, de acordo com a audiência. A estreia é dia 12 de julho, terça-feira.

O horário de exibição varia, de acordo com o dia da semana. Na semana de estreia, estão previstos os seguintes horários:

Terça-feira - 23:00 - após Tapas e Beijos
Quarta-feira - 23:45 - após o Futebol
Quinta-feira - 23:15 - após A Grande Família
Sexta-feira - 23:25 - após o Globo Repórter

- A produção e transmissão é em alta-definição, nas praças onde estiver disponível o sinal HDTV
- A classificação indicativa é 16 anos, após as 23 horas.

Fotos: Divulgação/TV Globo. Os vídeos estão hospedados no site Youtube (abertura) e GLOBO.COM (depoimentos dos atores) e poderão ficar indisponíveis no futuro.

Veja mais no site oficial: oastro.globo.com

Um comentário:

  1. Oi Emílio,
    Eu gostei, é uma novela que passou há tanto tempo...espero que não mudem muito. Acho que resolveram por essa por causa do sucesso que as novelas mais antigas estão fazendo no canal VIVA. Adoro ver Vale Tudo.
    Com O Astro mais um Herculano entra no ar; tem o da novela das 18h e outro na das 19h. Vai virar moda.
    Abraços Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.