domingo, 10 de julho de 2011

Cenas quase extintas: cavalo nas ruas da cidade

Lembro na minha infância que era muito comum ver pequenas carroças, com alimentos - verduras, frutas, sendo puxadas por cavalos.A carroça, repleta de produtos horti-fruti ia passando pelas ruas e avenidas, era uma maneira de estabelecer a venda direta - do produtor ao consumidor. E o cavalo, ou burro, era uma espécie de animal doméstico em algumas casas. E olha que não estou falando de uma cidade do interior, e sim, de Santos e São Vicente.

 O próprio bonde, nas duas cidades, durante quase 50 anos, foi puxado por burros - a chamada, na época, de tração animada. Com a chegada do bonde elétrico em 1909, aos poucos o animal foi substituído pela eletricidade, processo que levou cerca de uma década para se concretizar.


Nesta semana, em São Vicente, fiz uma volta ao passado: um cavalo é utilizado para puxar uma carrocinha com produtos de limpeza. Munido de um megafone o vendedor, e provável dono do animal, anuncia seus produtos.

Veja as fotos:

Lá vem a carroça com os produtos de limpeza. Note também o tipo de pavimentação da rua, hexagonal, comum também em outras cidades do litoral.


O cavalo lentamente carrega a carrocinha. O vendedor empunha um megafone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.