quarta-feira, 6 de abril de 2011

Rádio, Eterna Atração #12: Futebol nas FM's

Rádio, Eterna Atração #12: Emissoras em FM da Baixada aderem ao futebol do Santos F.C.


por Emílio Pechini*


06.04.2011


GERANDO OU RETRANSMITINDO, FUTEBOL INVADE AS FM'S

Nesta noite de quarta-feira, quando há um jogo do Santos Futebol Clube em andamento, no dial de Santos, FM's transmitem futebol:

90,9 MHz - Bandeirantes - Geração de futebol apenas no FM, já que o AM transmite outro jogo
98,1 MHz - A Rádio Rock - Geração de futebol própria da 98
99,7 MHz - Jovem Pan 1 - Retransmitindo o sinal de SP, que gera o mesmo jogo do Santos
105,5 MHz - Tribuna FM - Geração de futebol própria da Tri
106,1 MHz - Primeira FM - Geração de futebol própria da Primeira FM
106,7 MHz - Cultura FM - Retransmissão da Cultura AM, 930 kHz

Em AM, Cacique (1.510 kHz) e Cultura (930 kHz) geram seus sinais. Já a Guarujá AM (1.550 kHz) retransmite o mesmo sinal da Jovem Pan 1, de SP.

LITORAL FM EM ESTÉREO

A Litoral FM, que levou seu sinal para o alto da Serra abrangendo assim, além do Litoral, parte de São Paulo, além do ABCDM voltou a transmitir em estéreo, melhor dizendo, o estéreo "espacial", perceptível principalmente em fones de ouvido. Desde que a emissora mudou sua torre o sinal estava audivelmente mono, apesar do indicador de estéreo ficar ligado. Além de uma programação inspirada e que raramente se ouve por aí, o prazer de ouvir música nos foninhos voltou. Vale lembrar que a irmã da Litoral FM, a 98 FM A Rádio Rock tem uma das melhores qualidades nesse quesito, em termos de Baixada.

TESTEMUNHAL PELO TELEFONE

Uma das "pragas" que se espalhou por rádios do Brasil é o tal do comercial testemunhal via telefone. E isso chegou ao litoral já faz um bom tempo. O som do telefone está longe de ser inteligível e audível, além de ter baixa qualidade. Não seria melhor o locutor falar o comercial? Sabemos que esse tipo de comercial - o testemunhal - é algo que compõe o salário do comunicador - o que vale para a televisão também. Ninguém melhor do que quem está no comando da atração para narrar o comercial, e suas promoções.

SAUDADE FM E OS TELEFONES

Há algumas colunas atrás, falei sobre o telefone nacional da Saudade FM, já que a emissora é transmitida via satélilte, portanto alcança ouvintes em todo o Brasil. E esse tipo de ouvinte é bastante numeroso, especialmente em locais onde há poucos sinais de televisão, o que levam os moradores a instalarem antenas parabólicas. O sinal da Saudade FM vai junto com o sinal da VTV, emissora que atualmente é afiliada ao SBT. As recentes mudanças na emissora, a princípio poderiam até a interromper a transmissão das emissoras no satélite, o que, felizmente, não ocorreu. E os ouvintes de todo o Brasil podem usar o número nacional 3003.9020, sem precisar acrescentar DDD ou operadora. Vale a pena lembrar que para os ouvintes que estão no litoral paulista (que tem DDD 13) o telefone para participação na emissora é o (13)3208.0008.

FALANDO EM SAUDADE...

Entrou no ar o novo site da emissora, http://www.saudadefm.com.br/ com as opções on line, incluindo a música que está tocando no momento na rádio, além das promoções e o link para baixar o aplicativo para iPhone, para ouvir a emissora em qualquer lugar do mundo.

FALANDO EM APLICATIVOS

Em breve a Guarujá FM (104,5 MHz) deve disponibilizar seu aplicativo para iPhones e celulares, segundo o site da emissora.

SITES DE TODOS OS JEITOS

Não são todas as emissoras de rádio da Baixada que aproveitam a oportunidade de ter sua programação disponível via internet. E algumas nem mesmo tem um site decente. Vale a pena dar uma navegada por aí - e eu falo em emissoras não só do Brasil como em outros países. A alemã Antenne Bayern é um ótimo exemplo. Visual moderno, e um som on line excelente, estéreo de altíssima fidelidade. E por aí vai. É inevitável a fusão que haverá entre as mídias, rádio, televisão e internet. Então, é indesculpável a ausência de algumas emissoras na web. Assim como não estarem on line.

RÁDIO ESCUTA - 06.04.2011 - 23:00/23:30

103,7 Classic Hits - What Love Has To Do With It? (Tina Turner)
89,3 Tupi FM - Sonho por Sonho (Leandro & Leonardo)
100,7 Saudade FM - Pelo Telefone (Ritchie)
107,7 Santa Cecília FM - Can't Take My Eyes Off You (Frankie Valli)
90,1 Kiss FM - Dancin' in the Dark (Bruce Springsteen)

ESTAMOS OUVINDO

Os ouvintes fiéis do rádio sempre querem mais, que as rádios aumentem seus alcances, melhorem a qualidade de áudio, incluindo aí o som estéreo espacial nas rádios musicais. Cabe às emissoras corresponderem a esses anseios... Um abraço a todos e obrigado pelos comentários e mensagens.


Rádio, Eterna Atração é uma coluna do blog Muito Bem! com o objetivo de promover, divulgar e comentar os assuntos relacionados com as emissoras de rádio da Baixada Santista. As emissoras podem divulgar suas promoções, notícias e novidades via e-mail muitobem.tv@gmail.com Comentários e sugestões dos leitores, podem também ser feitos via-email ou através do formulário abaixo. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.

*Emilio Pechini é radialista desde 1986

5 comentários:

  1. sou evangelico, uma radio que o sinal enfraqueceu foi a sÊ tu uma benção 102,1 o sinal não esta o mesmo que antes potente.

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE! O SINAL DA 102,1 ESTÁ HORRIVEL E OLHA QUE É A RADIO MAIS POTENTE DA BAIXADA SEGUNDO A ANATEL.E A SCALLA NÃO FICA ATRÁS CONTINUA COM O SINAL HORRÍVEL NEM NO RADIO DO CARRO PEGA BEM AQUI EM SÃO VICENTE.AGORA O QUE ESTÁ COM O SINAL BOM É A TERRA FM (98,9) PORÉM A QUALIDADE DE SOM ESTÁ UM TANTO SATURADO. É AQUELE NEGÓCIO OU É OITO OU OITENTA!!!

    ResponderExcluir
  3. A MUSSI COMUNICAÇÕES É DONA DA 102,1 PORÉM PARECE QUE É ABANDONADA PORQUE A MUITO TEMPO SUA QUALIDADE DE SOM NÃO É DAS MELHORES OU SEJA PERCEBE-SE QUE NÃO HÁ INVESTIMENTO NELA AO CONTRARIO DA LITORAL FM QUE SEMPRE INVESTE EM TECNOLOGIA ! É.... O OUVINTE NÃO É BOBO!!! E OLHA QUE A 102,1 É A MAIS POTENTE DA BAIXDA SEGUNDO A ANATEL!!!

    ResponderExcluir
  4. A Scalla está uma lástima!!!! nem no meu radio automotivo que tenho no quarto pega!!! Penso que o foco dos Senhores da Scalla é só a Grande São Paulo!A Baixada merece coisa melhor!

    ResponderExcluir
  5. A ANTENA 1 MELHOROU SEU SINAL AQUI NA REGIÃO! SANTOS, SÃO VICENTE E PRAIA GRANDE ESTÁ RECEBENDO O SINAL LOCAL! TOMARA QUE O SINAL ATINJA TODA A BAIXADA SANTISTA!!! VAMOS TORCER!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.