quinta-feira, 28 de abril de 2011

28 de Abril: Bondes elétricos de Santos eram inaugurados em 1909

Bonde passando em frente a antiga Santa Casa, na avenida São Francisco nos anos 1930
Pode-se dizer que a cidade de Santos desde a fundação da vila em 1546 até 1900 ficou limitada a região central e o Paquetá. Porém, a implantação da rede de esgoto e a construção dos canais impulsionou o desenvolvimento da cidade no início do Século XX. Ao mesmo tempo, a eletricidade passava a ser uma realidade em Santos, sendo o serviço regulamentado em 1902. O serviço de bondes, ainda de tração animal, passavam a contar com a energia elétrica, sendo em 28 de abril de 1909 inaugurada a primeira linha de bondes com eletricidade, a linha 2.

SATURNINO DE BRITO E A CITY
O engenheiro Saturnino de Brito em foto no museu da Sabesp
O engenheiro Saturnino de Brito e a The City of Santos Improvements Company serão lembrados para sempre como os grandes impulsionadores do crescimento de Santos. Imagine a cidade praticamente restrita aos bairros do Valongo, Centro e Paquetá. E, em poucos anos a expansão rumo a Baía de Santos - curiosamente chamada localmente de litoral, como se fosse em outra região - foi possibilitada pela implantação das melhorias na cidade. Eletricidade, gás encanado, os carris de ferro, que depois foram definitiva e nacionalmente chamados de bonds, e depois, bondes. Porém, sem o sistema de drenagem feitas pelos canais, a cidade não poderia ser ocupada por completo.
Os canais começaram a cortar a cidade de norte a sul, e seus entornoso "secavam" os terrenos alagadiços, que eram ambientes propícios para a dengue e a febre amarela. Com o sistema de canais,  Santos podia ser ocupada, sem os riscos que devastaram a população santista no século XIX. Até então, as regiões da orla eram pouco habitadas.
Para conhecer melhor a história do saneamento básico em Santos e outras cidades, vale a pena a visita ao Palácio Saturnino de Brito, na sede da Sabesp em Santos (avenida São Francisco, 128, centro). 

OS BONDES À BURRO E OS ELÉTRICOS

bonde de tração animal saindo da garagem da City, na Vila Mathias
Os bondes de tração animal (na época era comum o termo tração animada) foram implantados em Santos em 1871, sendo a primeira linha surgida como uma necessidade de se levar os passageiros e suas bagagens da Estação da São Paulo Railway no Valongo até a região da atual praia do Boqueirão, e também para fazer um efetivo e regular sistema de transportes coletivos.
Pode-se imaginar como era uma viagem em um bonde daquele tipo: o atual reboque (aquele pequeno bonde, sem motores que vai atrelado a um bonde elétrico, na atual Linha Turística de Bondes), sendo puxado por dois burros. Não se esperaria uma grande velocidade, muito pelo contrário, uma viagem lenta. E os incovenientes desse tipo de tração. Mas, mesmo com esses aspectos negativos, havia um bom número de linhas de bondes desse tipo, que foram sendo implantadas desde 1871 até o início do século XX, antes da inauguração do sistema elétrico, cobrindo boa parte da cidade habitada e também a vizinha São Vicente.

Mas, o sucesso dos bondes elétricos no exterior levaram a implantação desse sistema no Brasil. Santos, uma das mais importantes cidades brasileiras inaugurou seu sistema em 1909.
Bonde elétrico na Praça Rui Barbosa
Aos poucos as antigas linhas "animadas" passaram a ser eletrificadas, e numeradas. A linha número 1 seria a linha que ligava Santos a São Vicente, via matadouro. E a linha número 2, ligavam também as duas cidades, porém via praias. Mas, problemas na instalação fizeram da Linha 2 a primeira linha de bondes elétrica de Santos e São Vicente.
Durante alguns anos bondes elétricos e de tração animal circulavam simultaneamente na cidade, mas a medida que as linhas eram eletrificadas, os bondes puxados a burro eram sendo substituídos.

O Canal 5, em foto dos anos 1970
Com o desenvolvimento da cidade ocorrendo nas décadas seguintes com a ocupação da cidade, possibilitada com o saneamento básico, implantação dos canais e instalação dos serviços de eletricidade e gás, o sistema de bondes elétricos era ampliado, sendo considerado um dos melhores da América do Sul. A população de Santos passou a ocupar a região da |Orla, e bairros como o Macuco foram sendo maciçamente povoados. Vale lembrar que não se pode dizer apenas dos bondes em Santos: São Vicente também era servida pelos bondes da City.
 
 
DESINTERESSE DA CITY PROVOCOU DECLÍNIO DO SERVIÇO DE BONDES
Foto encontrada no relatório de patrimônio da City, elaborado na época da transição
A City, que tinha a concessão dos serviços de eletricidade, gás e bondes em Santos, já no final dos anos 1940 provocou problemas com a falta de manutenção dos sistemas, que até então eram exemplares. Daí, em 1951 os bondes passaram a ser operados pela prefeitura, através do S.M.T.C. (Serviço Municipal de Transportes Coletivos). Os bondes então tiveram uma certa recuperação, com linhas sendo implantadas e os bondes reformados. Mas, assim como ocorria nas demais cidades brasileiras que tinham bondes, os ônibus passaram a ter a preferência pelas prefeituras.
Assim, em 1971 encerrava-se o ciclo dos bondes como transporte coletivo em Santos, sendo as duas últimas linhas que circularam em Santos - 17 e 42 - sairam pela última vez da garagem para o serviço em um sábado, dia 27 de fevereiro daquele ano. Já na madrugada do dia 28, o último bonde da linha 42 voltava para encerrar os trabalhos da linha comercial.

O SUCESSO DA LINHA TURÍSTICA HOJE

Linha Turística de Bondes percorre pontos importantes do Centro Histórico de Santos
Basta ir até o centro de Santos para conferir o grande número de pessoas interessadas no bonde turístico. Muitos vem de longe só para matar as saudades.
Quem diria que um dia os bondes, que chegaram a ser muito criticados pela população e governantes, seria um dos símbolos turísticos da cidade.

LEIA MAIS

NOVO MILÊNIO
Aqui, algumas páginas do jornal eletrônico Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes, sobre os assuntos City e também os bondes:

TRAMZ.COM
Veja a cronologia completa das inaugurações dos bondes elétricos na América Latina no site Tramz.com, do historiador Allen Morrison:
http://www.tramz.com/etila.html
Também no site de Allen Morrison, fotos históricas e raras dos bondes elétricos de Santos, e a história completa (em inglês):
http://www.tramz.com/br/ss/ss.html

MUITO BEM!
E releia matérias sobre o Centenário dos Bondes Elétricos, aqui mesmo no blog Muito Bem!
Aqui, matéria sobre o Palácio Saturnino de Brito:
http://www.muitobem.tv/2010/11/visita-ao-palacio-saturnino-de-brito-em.html

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