terça-feira, 29 de março de 2011

TV na Praia #08: Nos próximos dias, mudanças na televisão da Baixada Santista

TV na Praia #08: 31 de Março e 05 de abril de 2011 marcam mudanças da televisão no litoral paulista



por Emilio Pechini*


29.03.2011


BAND, SBT E REDETV! TERÃO MUDANÇAS NOS PRÓXIMOS DIAS NO LITORAL


Os telespectadores da Baixada Santista começarão a perceber que algo de diferente estará no ar, começando pelo dia 31 de março: a TVB, que até então era emissora do SBT passará a transmitir a programação da Band. Já no dia 05 de abril, a VTV passará a ser afiliada do SBT, e com isso, a RedeTV! terá seu sinal nacional nos canais que eram originalmente da TV Ômega (que é a razão social da RedeTV!), no litoral, como o 27 e o 14.

TVB BAND TEM ESTREIA PREVISTA PARA A PRÓXIMA QUINTA, DIA 31

Com isso, a Band finalmente terá um pólo de geração de programação, jornalismo e esportes, na Baixada Santista. Até então, a Band, que inaugurou seu canal 10 em 1978 em Santos, sempre teve sua programação gerada fora da região, ou seja, na sede da emissora em São Paulo. Vale lembrar que durante alguns anos a Band Vale, de Taubaté, chegou a gerar programação exibida em Santos e na Baixada.
A Band tem uma excelente audiência na Baixada, por conta de seus canais instalados na região, e a cobertura esportiva e jornalística sempre estiveram presentes, seja na cobertura do Santos Futebol Clube, ou assuntos do litoral. Recentemente, antes mesmo de ter sido feito o contrato de afiliação a Band realizou um programa A Liga totalmente focado na cidade de Santos.
Com a nova afiliação, a TVB canal 12 passará a gerar os sinais para os canais existentes da Band, na tv aberta e também na NET, no canal 18, e para quem tem a antiga Vivax, no canal 13.


VTV SBT ESTREIA COM A NOVA NOVELA "AMOR E REVOLUÇÃO"


nova novela do SBT abordará o regime militar no Brasil

Finalmente anunciada a data da mudança: dia 05 de abril,quando a VTV passará a exibir o SBT, justamente na data em que estreia Amor e Revolução, a nova novela da rede de Sílvio Santos, que será exibida às 22h15. No entanto, haverá um hiato de 5 dias sem um SBT regional na Baixada, já que a TVB termina sua afiliação dia 31 de março, e a VTV só assume dia 05 de abril. No entanto, vale lembrar que, com exceção do canal 12 (gerador da TVB), todos os demais canais que hoje exibem a TVB pertecem ao SBT. Se forem levados em conta de quem são os canais, ficarão sem SBT em tv aberta nesses 5 dias, a cidade de São Vicente e parte de Santos, que apenas conseguem captar o canal 12, que já estará exibindo a TVB Band. Para quem tem tv por assinatura, nada deve mudar.
É provável que nesses cinco dias os canais SBT tanto abertos como por assinatura exibam integralmente o sinal SBT - Sat, com programação de São Paulo, e comerciais do Vale do Paraíba.

VTV MAIS CAMPINEIRA, MENOS LITORÃNEA?


novo símbolo da VTV, que exibirá o SBT na próxima terça

A partir do dia 05 também, como a VTV também cobrirá para o SBT a importante praça de Campinas, que está sem programação regional da rede desde a desfiliação da TVB Campinas (que virou TVB Record), a emissora santista passará a ser "mais campineira", e deverá mesclar a programação das duas cidades. Ou seja, a VTV, como tem apenas uma geradora - Santos, canal 46 - deverá ter estúdios e produção jornalística em Campinas, além da que já existe no cidade-sede. Algo que deverá ser bem medido de modo a não criar nem ciúmes nos públicos das duas importantes regiões, nem um certo clima de "competição" de quem tem as notícias mais importantes: Santos ou Campinas? Vamos ver...

NA BAIXADA REDETV! VOLTA A SER NACIONAL

Antes de haver a VTV (que foi inaugurada em 2002), a RedeTV! gerada em São Paulo era exibida normalmente em Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá, através dos canais 27 e 14, que eram do tempo da extinta Rede Manchete. Com a inauguração do canal 46, gerador da VTV e com a afiliação da emissora a rede, aqueles canais passaram a exibir a VTV. Agora, a partir do dia 05 de abril, com a VTV SBT, é provável que esses canais voltem a exibir a programação nacional da RedeTV!. Para os assinantes, também acontecerá o mesmo, ou seja, tudo indica que quem tem a NET, terá a RedeTV! no canal 21, e para os assinantes da antiga Vivax, canal 9.

A VTV era a única emissora da RedeTV! no estado de São Paulo, fora a geradora da rede, que hoje está localizada em Osasco, na Grande São Paulo. Vale dizer que uma característica que acompanha a RedeTV! é uma linha de programação mais nacional do que regional. Ou seja, a RedeTV! tem mais uma cara nacional do que regional, na praças que tem emissoras próprias.

PROGRAMAS DA REDETV! "ESTREIAM" NA BAIXADA

A partir do dia 05 de abril alguns programas que não eram exibidos pela VTV passarão a ser exibidos na região, caso os canais que pertecem a RedeTV! passem a exibir a programação nacional da emissora: Manhã Maior, por exemplo, exibido das 09h às 11h da manhã é um deles. Uma outra mudança para os telespectadores da RedeTV! na Baixada é que ao invés de programas da Igreja Universal, a RedeTV! de São Paulo aluga horários para a Igreja Internacional da Graça. E outros programas que, para o telespectador de Santos e região, serão estreantes.


NA PRÁTICA, SÓ VENDO MESMO...

As mudanças deverão ocorrer como citadas acima, porém, como há a necessidade de mudanças técnicas, com alteração de links, mudanças físicas nos transmissores, pode ser que não haja tempo hábil para tudo ser mudado de uma hora para a outra, então é ficar ligado e "assistir" a essas mudanças.
Para os profissionais que trabalham na TVB e na VTV resta desejar boa sorte e boas perspectivas com essas novas afiliações.


TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.
*Emilio Pechini é radialista desde 1986

Um comentário:

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.