segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TV na Praia: nova coluna do muitobem.tv

TV na Praia: nova coluna do Muito Bem!

por Emilio Pechini



14.02.2011


TV NA PRAIA

Depois da coluna Rádio, Eterna Atração!, onde são enfocados assuntos do rádio, especialmente na Baixada Santista, agora é a vez de falarmos sobre as emissoras de televisão no Litoral Paulista. TV na Praia, até lembra o título do pioneiro programa da televisão brasileira, TV na Taba, da extinta TV Tupi de São Paulo, que estreou às 18 horas do dia 18 de setembro de 1950.
TV na Praia, da Baixada Santista vai tratar das emissoras que são geradas ou retransmitidas por aqui, as novidadades, os problemas, enfim, uma coluna independente de qualquer veículo de comunicação, por isso, vai tratar de todos os canais. Você pode participar deste espaço, deixando comentários ou compartilhando nas comunidades sociais (veja abaixo) ou enviando suas mensagens diretamente para o e-mail muitobem.tv@gmail.com

FINALMENTE, A TV UNISANTOS

imagem do site da TV Unisantos, em 13.02.2011


Há alguns anos entrou no ar a TV UNISANTOS, emissora da Universidade Católica de Santos, no canal 40 em UHF. Inicialmente a emissora transmitiu programação da TV SescSenac, e há cerca de dois anos passou a retransmitir a programação da TV Cultura de São Paulo. Com isso, os canais já existentes da Cultura na Baixada também passaram a exibir o sinal da TV UNISANTOS. Até então foram raros os programas regionais apresentados, esporadicamente e sem um divulgação concreta.
A emissora, que é concessão da cidade de Cubatão, exibiu nas últimas eleições municipais a propaganda política daquele município.
Agora, a emissora instalou estúdio e equipamentos nas dependências da Igreja Coração de Maria, na avenida Ana Costa em Santos. E já tem o seu site tvunisantos.com.br e o logo da emissora já está presente em sua programação, no canto superior direito da tela. E à meia-noite o apresentador Pedro Alcântara já tem seu programa no ar.
O que se espera da programação? jornalismo regional, participação universitária, já que a Faculdade de Comunicação da universidade é uma das mais importantes do país. É provável que a emissora também tenha programas ligados a Diocese de Santos e programas independentes.
Importante: a emissora já tem destinado um canal digital.
Boa sorte e damos as boas vindas a nova programação regional na Baixada Santista!

EMISSORAS EDUCATIVAS NA BAIXADA

Falando em emissoras educativas, além da já consagrada TV Santa Cecília, e agora a TV UniSantos, há mais uma emissora com alcance em Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá que está no ar apenas retransmistindo o Canal Futura: trata-se da TV Ilha do Sol, canal 36 UHF. A emissora é ligada a Unaerp/Guarujá. Há anos no ar, a emissora até ensaiou uma programação regional, com slides com o nome da programação. No entanto, nem mesmo a propaganda eleitoral foi exibida nas últimas eleições municipais, que seria de candidatos do Guarujá, cidade de concessão da emissora. Poderá ser mais uma opção regional, que ainda não decolou. De alcance local, há também a TV Costa Norte, canal 48 UHF, em Bertioga. Concessão educativa, a emissora tem alcance limitado a apenas a cidade de Bertioga, já que o mesmo canal 48 é utilizado em Cubatão para a retransmissão da TV Tribuna, o que impossibilita santistas, vicentinos e cubatenses de tentar sintonizar a emissora.

TVB SEM SBT, SÃO VICENTE SEM SBT?

Com a nova afiliação da TVB, que mudará do SBT para a Band, o canal 12 automaticamente deixará de exibir a programação da rede de Sílvio Santos. Na Baixada Santista, o SBT é concessionário do canal 23 UHF, que atende Santos e Guarujá, portanto, teoricamente o SBT vai continuar sendo exibido normalmente por esse canal. Já o canal 12 atende parte de Santos e São Vicente. Com isso, os vicentinos que não tem tv a cabo ou parabólica terão dificuldades em sintonizar o SBT, a partir do dia 30 de março. A menos que o SBT encontre uma nova emissora regional ou mesmo instale uma nova retransmissora para cobrir a região onde o canal 23 UHF não atinge.

MISTÉRIO NO CANAL 38

Anos transmitindo a Tupi TV (TV musical que já se chamou TV Mundial), o canal 38 está sem programação. Color bars ou uma tela preta é o que o transmissor exibe no momento. O que será que vai surgir nesse canal?

Tela do site da Anatel pesquisando retransmissoras em Santos: canal 38 "não tem dono" por enquanto

No site da Anatel o canal ainda não tem "dono", segundo vemos na imagem acima. Porém nas observações na coluna da direita constam como "reuso" do canal Itanhaém e Peruíbe. Pesquisando no próprio site da Anatel nessas cidades o canal 38 é utilizado pela Mix TV. Por outro lado, o SBT deve estar buscando um novo canal na Baixada para substituir o canal 12, então pode ser que a emissora esteja pleiteando o 38. Vamos aguardar.

Por hoje é só, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.