segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TV na Praia #05: TV Santos, a emissora que a cidade esqueceu

TV NA PRAIA #05: Especial: TV Santos, a emissora que a cidade esqueceu

TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! Sugestões, críticas e comentários podem ser feitas através do formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

28.02.2011

TV SANTOS, Canal 5. Você sabia?

anúncio publicado no jornal Folha da Manhã, de São Paulo, em 15/11/1957
Há alguns anos, pesquisando sobre bondes em jornais antigos, me deparei com um guia de programação de canais de televisão, publicado no jornal A Tribuna em 1958, onde constavam os canais 3 (TV-Tupi), 5 (TV-Paulista), 7 (TV-Record) e logo abaixo novamente o canal 5, só que como sendo a TV-SANTOS. Fiquei surpreso e a partir daquele dia passei a pesquisar o que seria esse canal "TV Santos".
E lendo em muitas edições de A Tribuna, descobri coisas interessantes: nesse canal havia o programa de culínária da Ofélia Anunciato. Lembrei que, quando a culinarista faleceu, em 1998, jornais publicaram que ela havia começado sua carreira na televisão em uma emissora de televisão em Santos, das Organizações Victor Costa. Então foi na TV Santos que Ofélia começou.
Em outras edições do jornal santista havia as notas a respeito da presença de Hebe Camargo "a estrela de São Paulo". A apresentadora, contratada da TV Paulista vinha a Santos para se apresentar no programa "Uma Estrela ao Meio Dia: Hebe Camargo", nos estúdios da Rádio Clube de Santos, que era o que hoje chamamos de afiliada. O transmissor do canal 5 era o mesmo que transmitia a TV Paulista e sua torre era na Ilha Porchat.

Programação em abril de 1958
ESTAÇÃO DE TV E A REBRATEL

Vale lembrar que, na época, falava-se em estação de tv (e não emissora). E uma afiliada, foi dado o nome de sub-estação. Santos então teve a primeira emissora regional de televisão do Brasil, e a quarta emissora das Organizações Victor Costa. A concessão foi dada pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1956 para a Rádio Difusora Paulista, e foi operada pela Rádio Clube de Santos em conjunto com a TV Paulista e a Rebratel - Rede Brasileira de Televisão, empresa que teve sede em Santos e que tinha a participação de empresários da cidade, incluindo o jornal A Tribuna, que dedicava uma coluna a Rebratel.


A Rebratel patrocinava uma coluna em A Tribuna

Leia mais sobre a Rebratel, no jornal eletrônico Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes

COM O ALTO PATROCÍNIO...

A emissora tinha programas cujo patrocínio já vinham no título: Show Panex (fábrica de Panelas), Telenotícias Discopa (uma rede de lojas de eletrodomésticos na Baixada, que posteriormente foi adquirida pelo Grupo Casas Bahia), entre outros. Vale lembrar que era a tv ao vivo, sem gravações pois não havia video tape. E outro detalhe: a emissora, que poderia ter sido chamada de TV Rádio Clube, funcionava antes da programação da TV Paulista de São Paulo. Ou seja, a televisão no Brasil na época começava as suas transmissões por volta das 3 da tarde. A TV Santos iniciava sua programação às 11 da manhã, e se encerrava no começo da tarde.

PORQUE ACABOU?

Em minhas pesquisas não encontrei o dia exato do fim das transmissões locais da TV Santos, talvez no final de 1958. E também não consegui descobrir o por quê do fim da emissora local. Patrocínios, aparentemente havia, o que justificaria o investimento. A estrutura também era boa, já que a Rádio Clube de Santos, na época era uma potência. As Organizações Victor Costa ainda estariam em boa fase, já que em 1960 lançaria a TV Excelsior (veja no anúncio, no começo da coluna). É provável que a Rebratel não tenha sido levada adiante, e a sociedade se desfez. Com o fim da TV Santos, o canal 5 passou a apenas transmitir a programação de São Paulo, pelo menos é que o guia de programação do jornal A Tribuna mostrou nos anos seguintes. Porém, a concessão da TV Santos foi até 1975, quando o decreto foi revogado.

ESQUECERAM DA TV SANTOS

Na maioria dos sites sobre a história da televisão brasileira não há qualquer menção sobre a TV Santos. E em várias retrospectivas a emissora, ou melhor, estação de TV não é lembrada.
Porém, vale lembrar que nomes como Hebe Camargo, Chocolate, Manoel de Nóbrega, Ofélia Anunciato e outros fizeram parte da programação da emissora santista das Organizações Victor Costa.
Há alguns anos eu criei um artigo na Wikipedia sobre o assunto, e também publiquei em outros sites a respeito, o que, de certa forma reacendeu a história da pioneira da televisão em Santos.
Espero que surjam mais dados históricos a respeito, e quem sabe até mesmo o Museu da Imagem do Som de Santos tenha algum material em seu acervo.

O certo é que se a TV Santos não tivesse terminado, seria uma das mais antigas emissoras do Brasil, com 53 anos de existência.

Um comentário:

  1. A VTV no programa Panorama, que não existe mais, citou sobre a TV Santos.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.