sábado, 26 de fevereiro de 2011

TV na Praia #04: Idas e Vindas na TV regional

TV NA PRAIA #04: As idas e vindas na televisão regional
Coluna do blog Muito Bem! sobre a televisão regional da Baixada Santista. Sugestões, críticas e comentários podem ser feitos no formulário abaixo da postagem ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

26.02.2011

PROGRAMAS INDEPENDENTES PODERIAM SER "ADOTADOS" POR EMISSORAS

Há algumas semanas os telespectadores do programa 60 é + notaram a sua ausência da grade da Santa Cecília TV. O programa, apresentado por Vida Alves, veterana atriz da televisão brasileira, era voltado a audiência da terceira idade. Bem organizado, era um programa de auditório, com atrações e participações de pessoas que vivem a melhor idade realizado em Santos. Por ser um programa independente, saiu do ar, talvez por falta de patrocínio ou por outros motivos. Dada a importância do tema, o programa poderia ser "encampado" pela emissora, como sendo um programa próprio. Vamos ver se o programa ressurge em outra emissora.

CUSTOS E PATROCÍNIOS

Com exceção da TV Tribuna, as emissoras regionais da Baixada Santista tem arrendado horários, seja para grupos religiosos, comerciais ou produtoras independentes. Aliado a boas produtoras e temas recorrentes, os programas tem boa audiência e repercussão satisfatória, o que atrai patrocinadores e, portanto, são viáveis economicamente. A VTV e a Santa Cecília TV são, na Baixada, as que mais tem horários com programação independentes. Já a TVB e a Record Litoral tem alguns horários arrrendados e, recentemente a TV Unisantos já apresenta programas desse tipo. Mas, o telespectador que se habitua com algum programa independente pode não mais encontrá-lo na semana seguinte. Mas há os que já tem uma longa história, como o Esporte por Esporte, Programa JB, Fronteiras da Ciência, entre outros. Aliaram um bom retorno financeiro ao gosto do público.

ILHA PORCHAT NA TV

"Ilha, Ilha, Ilha, Ilha Porchat na TV" é um programa que marcou época e ainda está na memória televisiva regional, o programa apresentado por Odárcio Ducci, presidente do famoso clube na ilha de mesmo nome, em São Vicente. O programa foi exibido pela TVB (na época, TV Brasil) e TV Mar (hoje, Record Litoral). As atrações no estilo dos programas de calouros eram as atrações dos sábados à tarde na tv. O estranho e triste é que não há quase nenhum restígio do programa, nem mesmo no Youtube. Errado quem pensa que essa memória deva ser esquecida... E, hoje com a nossa televisão regional mais amadurecida e experiente, poderia haver um programa semelhante, de auditório, calouros... candidatos é que não faltam.

ROTA DO SOL EM SANTA CATARINA

O programa Rota do Sol deste sábado mostra a partir desta semana (26/02) até o Carnaval, programas feitos em Santa Catarina, na Rota da Amizade. De acordo com a editora e apresentadora, Rosana Valle, a equipe passou alguns dias percorrendo este roteiro turístico formado por seis cidades, entre elas Fraiburgo, Treze Tílias e Videira. "Cada um dos municípios da serra catarinense tem música, dança e culinária próprias. Herança dos imigrantes europeus que povoaram aquela região", adianta a jornalista.
O primeiro programa da série mostrará Fraiburgo, também chamada de terra da maçã, por produzir mais de 15% de toda a produção brasileira. "Estamos em plena época da colheita e os pomares estão carregados", comenta a apresentadora em uma das passagens. Segundo ela, na cidade tudo lembra a fruta, e não faltam receitas deliciosas para quem se hospeda nos hotéis do local.
Mais detalhes no Blog da Rosana. O programa vai ao ar às 11 e meia da manhã, na TV Tribuna, em alta definição.

VIVER BEM E BEM ESTAR

Ponto para a TV Tribuna: a estreia nesta semana do programa Bem Estar, apresentado pela Mariana Ferrão e Fernando Rocha em rede nacional pela Globo confirmou o que os telespectadores da TV Tribuna, já sabiam: saúde e bem estar são assuntos importantes e recorrentes no dia-a-dia. A afiliada da Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira exibe há alguns anos o Viver Bem, "programa de saúde do corpo e da mente, além de dicas para quem vive mais e melhor". O programa regional é exibido aos sábados, às 8 da manhã. Veja o site do programa clicando aqui. E a apresentadora do Viver Bem, Janaina Hohne também tem seu blog, o Blog da Janaina

Então, um ótimo final de semana, vivendo bem e com bem estar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.