sábado, 12 de fevereiro de 2011

Rádio, Eterna Atração #04: Rádio Clube de Santos já foi sede de emissora de TV

Rádio, Eterna Atração #04

por Emilio Pechini


12.02.2011


RÁDIO CLUBE DE SANTOS JÁ FOI SEDE DE EMISSORA DE TV

Em 1957 nasceu a primeira emissora de televisão fora de uma capital brasileira: foi a TV Santos, canal 5, uma "afiliada" da TV Paulista, das OVC (Organizações Victor Costa) em conjunto com a Rádio Clube de Santos, que tinha seu teatro na Rua José Caballero, no Gonzaga. A emissora durou pouco mais de um ano mas recebia em sua programação da manhã e início de tarde grandes astros da época, incluindo Hebe Camargo, "a estrela de São Paulo", que se apresentava na emissora de televisão e na Rádio Clube ao meio dia. A chamada "radioestação de televisão" também lançou a culinarista Ofélia Anunciato, em 1958. A TV Santos exibia programação local de manhã, e início de tarde. Após as 15 horas era a vez da programação gerada em São Paulo, pela TV Paulista, no mesmo canal 5. A emissora ao final de 1958 deixou de ter programação local e passou a apenas transmitir a programação gerada em São Paulo. Veja algumas notas publicadas no jornal A Tribuna de Santos, na época:


Programação da TV Santos em 29 de abril de 1958

Destaque da programação em 29 de abril de 1958.

Nota sobre a TV Santos em 04 de março de 1958

A Rádio Clube foi a primeira emissora de rádio de Santos, fundada em 1924. Sua torre ficava no local onde formou-se o bairro homônimo, na Zona Noroeste de Santos, com a parte técnica no comando de Jovino de Melo. Décadas depois, a rádio chegou a pertencer a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e atualmente é da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1.240kHz.

FALANDO EM HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE

"Veja a cor do céu, veja a cor do mar, como é lindo viver, como é lindo sonhar, mas é preciso saber a temperatura do lugar.....  Rádio Clube..." e " Hora certa, tudo certo, Rádio Clube".
Eram mais ou menos assim as letras das vinhetas musicais da Rádio Clube de Santos, ao ritmo de bossa nova, com uma voz feminina cantando os versos, durante muitos anos - eu me lembro delas por volta de 1980. Será que alguém tem gravadas essas vinhetas? algum profissional da emissora, o Museu da Imagem do Som de Santos, ou a própria Rádio Clube? Quem sabe...

RÁDIOS ON LINE

As emissoras da Baixada deveriam se preocupar mais com a transmissão via web de sua programação. Baixa qualidade, som mono e sem fidelidade não são atrativos para um internauta virar um ouvinte fora da região de transmissão normal da rádio.

Por outro lado, rádios em AM poderiam ter um som melhor via internet, já que internamente o som é estéreo. A Rádio Cacique é um bom exemplo, com boa qualidade de som na web. Já a Cultura AM transmite em apenas um canal.
Em geral,  há boas rádios on line, com som estéreo e de boa qualidade. Estranha-se o fato da Classic Hits não ter a opção de rádio ao vivo, apesar do site estar atualizado. E a Primeira FM ainda não tem site e tão pouco transmite via web.

Aqui, o link dos sites das emissoras para você mesmo comparar e ter sua opinião (procure nos sites a opção ao vivo):
(somente emissoras que são geradas na Baixada e que transmitem via internet)

Cultura AM
Cultura FM
TriFM
Saudade FM
Guarujá AM
Guarujá FM
Litoral FM
98 A Rádio Rock
Rádio Cacique
Jovem Pan 2 Santos
Santa Cecília FM
Rádio Boa Nova FM


Então resta agora clicar nos links acima e curtir um pouco de nossas rádios "nativas". Um abraço a todos e até a próxima!

Sugestões, comentários e sugestões podem ser feitas no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com


Um comentário:

  1. fui sonoplasta da Radio Clube de Santos por 10 anos, no periodo de 1975 a 1986, sinto muita saudade dos estudios na Jose Cabalero, 60 o diretor presidente era o grande Hermenegildo da Rcha Brito

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.