sábado, 1 de janeiro de 2011

Portugal: Há 100 anos eram inaugurados os bondes elétricos de Coimbra


Eléctrico no Largo da Portagem - Fotos de 1911 (acervo Pedro Rodrigues Costa)

Os bondes movidos à eletricidade da cidade de Coimbra, em Portugal, foram inaugurados em 1 de janeiro de 1911.

Foi a quarta localidade portuguesa a contar com este meio de transporte, a seguir ao Porto (1895), Lisboa (1901) e Sintra (1904). (Mais tarde, em 1914, Braga juntou-se ao grupo de cidades portuguesas com um sistema de eléctricos, que é como são chamados os bondes em Portugal.


Segundo Pedro Rodrigues Costa na página Centenário da inauguração dos eléctricos de Coimbra, no Facebook, escrevia assim escrevia o jornal "Notícias de Coimbra" em 1911:

“ A instalação da tracção eléctrica de Coimbra que hoje se inaugurou é digna de especial menção não só pela perfeição técnica que está com que está executada, como também e muito especialmente por ter sido montada como serviço municipalizado a cargo da Câmara Municipal de Coimbra.

...
Compreende 3 linhas: uma da Estação Velha à Alegria, outra da Estação Nova à cidade Alta (Universidade) e a terceira da Estação Nova a Santo António dos Olivais. As tarifas fixadas pela Câmara Municipal foram estabelecidas sob o judicioso critério de chamar o público pela fixação de preços reduzidos e zonas curtas , as mais baratas custam 20 réis. (...)

Pode dizer-se afoitadamente que a instalação da tracção eléctrica de Coimbra é uma instalação modelar sob todos os pontos de vista. (...)


Os carros (cinco) cujos equipamentos eléctricos são da mesma procedência, carroseries e trucks saíram das conhecidíssimas oficinas de J. G. Brill, de Filadélfia (EUA), são elegantíssimos e confortáveis. O seu aspecto, sobretudo quando à noite circulam iluminados pelas ruas de Coimbra é esplêndido...”.

Assista a um vídeo com cenas dos bondes em Coimbra em 1963, por Bob Lennox:




Os bondes de Coimbra deixaram as ruas da cidade em 9 de Janeiro de 1980, já sob gestão da SMTUC (que também gere ônibus e trólebus na cidade).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.