sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A Televisão na Baixada Santista: Retrospectiva 2010



Este ano de 2010 trouxe novidades aos telespectadores. E boas perspectivas também.

Na tecnologia digital, a Baixada Santista ainda está caminhando a passos lentos, com exceção da TV Tribuna: a emissora em 2010 instalou mais dois canais, em Praia Grande e Guarujá, além do canal de Santos/São Vicente, em operação desde 2009. Além disso, a emissora afiliada a Rede Globo já transmite os seus telejornais e boletins em HDTV. As demais emissoras comerciais (TVB, VTV e Record) prometem o sinal digital para 2011. E a surpresa veio da Santa Cecília TV: a emissora educativa colocou no ar seu sinal digital, em caráter experimental no full seg e a programação normal no 1-seg. Outra emissora que deverá estrear em breve o seu sinal digital na região é a Rede Vida de Televisão, canal católico que obteve a autorização de transmissão de sua programação no canal 15 UHF em HDTV.

O ano de 2011 também promete novidades aos telespectadores: a TVB, que foi afiliada ao SBT desde a sua inauguração passará a transmitir a programação da Band. A TV Tribuna e a TV Record terão novas e modernas sedes em Santos. E a VTV se prepara para a transmissão em HDTV.

TV TRIBUNA - CANAL 18

A afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira investiu em novos equipamentos com tecnologia HD. Novos transmissores HDTV foram instalados em Praia Grande e Guarujá, aumentou consideravelmente a área de cobertura digital. Unidade móvel, equipamento para externas ao vivo e estúdios com a nova tecnologia começaram a ser utilizados em dezembro. Com isso, as duas edições do Jornal da Tribuna e os boletins Tribuna Cidade passaram a ser exibidos em alta definição. Também o símbolo da emissora foi modernizado. Em breve novos programas também contarão com a tecnologia HDTV.
Além disso, um novo empreendimento do Grupo A Tribuna foi lançado: o Tribuna Square. Um complexo empresarial trará a central técnica e de produções da emissora para o centro de Santos. Auditórios, novos estúdios, incluindo um estúdio panorâmico no alto do edifício que terá 21 andares, de onde se avistará boa parte da cidade, um cenário perfeito para os telejornais.

TVB - CANAL 12

A TVB pertence ao grupo Sol-Panamby, da família de Orestes Quércia. Composta de uma rádio, jornal e de duas emissoras de televisão há alguns meses o grupo anunciou o fim da afiliação ao SBT de sua emissora de Campinas. Com isso, a TVB Campinas passará a ser afiliada a Rede Record. Também exibirá a Record a nova emissora TVB no Vale do Paraíba, região atualmente coberta pela Record Litoral.
Um dia antes do falecimento de Quércia, foi assinado o contrato de afiliação da TVB Santos à Rede Bandeirantes de Televisão. Com isso, a Band finalmente terá a sua emissora regional na Baixada Santista. A emissora paulista está presente no canal 10 de Santos desde 1977. Pela importância do litoral, a Band criou há alguns anos um sinal específico para a Baixada, onde são veiculados comerciais e programas independentes, mas com a limitação de uma retransmissora. A parceria TVB/Band fornecerá material jornalístico e esportivo da emissora na Baixada para a Rede Band. A TVB é concessionária do canal 12, e a nova programação em rede com a Bandeirantes começará em 20 de março de 2010.


VTV - CANAL 46

A Rede VTV, afiliada a RedeTV! é a emissora da Baixada Santista que tem a maior cobertura, inclusive em cidades de outras regiões, pois tem sinal aberto e retransmissoras nas regiões de Campinas e Goiânia. Na sede localizada em edifício comercial na rua Tolentino Filgueiras, esquina com a avenida Ana Costa no Gonzaga em Santos, são gerados três sinais simultaneamente: a VTV Santos, que é transmitida para a Baixada Santista através de links; a VTV Santos SAT, também conhecida por VTV Campinas, cujo sinal pode ser captador por parabólicas em todo o Brasil, e é retransmitido para sinais em UHF em cidades da região de Campinas, Vale do Ribeira e Litoral Norte paulista. E o terceiro sinal, VTV Goiânia, especialmente gerado para a capital do estado de Goiás. Em 2010 houve mudanças na programação local da emissora: a apresentadora Letícia Henrique assumiu o programa Destaque, e o programa humorístico Quebrando a Rotina ganhou novos cenários e quadros.
Em 2011 a emissora deverá instalar seu sinal em HDTV para Santos.
Com o fim da afiliação da TVB com o SBT, cogitou-se na mídia a possível parceira VTV/SBT, mas não há nada de oficial que tenha sido divulgado sobre a afiliação a rede de Sílvio Santos. Por outro lado, a RedeTV! promete novidades e estreias para 2011, especialmente a recente contratação da apresentadora Hebe Camargo. Então, vamos aguardar as novidades da VTV.

TV RECORD LITORAL - CANAL 8

Em 2010 a emissora local da Rede Record criou uma versão regional do Tudo a Ver, que é um programa de variedades exibido diariamente nas tardes da Record Litoral. O jornalismo continuou forte na emissora, com o Balanço Geral, Esporte Record e SP Record, todos exibidos ao vivo.
Desde 2009 a TV Record Litoral expandiu seu sinal para o Vale do Paraíba. Com isso, a emissora de Santos passou a exibir comerciais também daquela região e também reportagens. Em 2011 com a nova emissora TVB Vale do Paraíba, a região de São José dos Campos terá seu próprio sinal da Record. Já a Record Litoral voltará a concentrar suas informações na região da Baixada Santista, Litorais Norte e Sul Paulista.
E a emissora santista ganhará uma nova sede que está sendo construída na rua Carvalho de Mendonça, esquina com a Praça Padre Champagnat, atrás da Gota de Leite, em Santos. O local abrigará novos estúdios, já com os equipamentos para geração e transmissão em alta definição da Record em Santos e na Baixada Santista. Atualmente a emissora está instalada no Gonzaga, em Santos, em edifício comercial na rua Marcílio Dias.


SANTA CECÍLIA TV - CANAL 52

Em 2010 a emissora educativa da Unisanta foi a que mais transmitiu programação regional na Baixada Santista. Dos estúdios localizados em um dos prédios do Grupo Santa Cecília, na rua Cesário Motta, no Boqueirão em Santos são transmitidos diariamente programas jornalísticos, de debates, esportivos e de entretenimento, ao vivo e com reexibição em horários alternativos. A emissora também tem parcerias com produtoras locais, que investiram em qualidade de imagem e na produção, como o programa JB, do apresentador João Bernardo. Estes investimentos visam a nova tecnologia HDTV, que está sendo implantada na emissora. Aliás, surpreendendo a todos, a Santa Cecília TV já transmite o sinal digital no canal 51 UHF (52.1), com vídeos em caráter experimental, e na versão móvel, a programação da emissora educativa já pode ser captada nos celulares e portáteis, no 1-seg. Em 2011 oficialmente a programação HDTV será lançada em 26 de janeiro, dia do aniversário da cidade de Santos.

OUTRAS EDUCATIVAS


Além da Santa Cecília TV, a Baixada Santista tem mais três emissoras educativas em canal aberto: a TV Costa Norte, canal 48 com abrangência na cidade de Bertioga e parte do Guarujá e São Sebastião, com exibição de programas voltados a comunidade. Também há a TV UniSantos, canal 40, com abrangência em toda a Baixada e afiliada a TV Cultura e retransmitindo a programação gerada em São Paulo. Esporadicamente a emissora da Universidade Católica transmite alguns programas regionais. Vale lembrar que a UniSantos tem a Faculdade de Comunicação de Santos, a FACOS, uma das mais importantes do país e que lançou centenas de profissionais que hoje estão nos grandes veículos de comunicação do País. E, finalmente a TV Ilha do Sol, da Unaerp-Guarujá, no canal 36. A emissora transmite integralmente o sinal do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

AS EMISSORAS REGIONAIS VIA CABO




Na operadora NET na Baixada Santista os assinantes tem, além dos canais abertos locais, as tv's que são voltadas para a tv fechada. A TV+, que transmite informerciais de varejo regional durante a maioria da programação, a TV COM, com programas de produtoras independentes e o NET Cidade, com programação gerada nos estúdios das diversas centrais de produção da operadora, e a TV Primeira, da prefeitura de São Vicente, com programação exibida apenas para assinantes daquela cidade.
Em 2010 a TV+ alterou ligeiramente o lay out de seus programas e voltou a exibir o programa Show + diariamente, apresentado por Dárcio Arruda. Já o NET Cidade unificou sua programação nos sistemas da NET de toda a Baixada, como novos equipamentos de transmissão.


Feliz 2011 a todas as emissoras de televisão da Baixada Santista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.