sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O rádio na Baixada Santista: Retrospectiva 2010


2010 foi um ano em que as emissoras de rádio de Santos e da Baixada Santista tiveram certa estabilidade e boa definição por parte de seus respectivos públicos-alvo. Percebe-se que o rádio vem apresentando uma segmentação na região e o público está escolhendo o que realmente quer e gosta de ouvir.

No dial da Baixada encontram-se emissoras para todos os gostos: pop e populares, religiosas,  noticiário, adultas e também que radicalizaram: as que tocam só sertanejo, ou só rock ou só música brasileira. São 18 rádios em FM e 8 rádios em ondas médias, em AM.
Este ano também foi o ano em que o futebol invadiu o rádio FM santista. Os jogos do Santos Futebol Clube são transmitidos por tradicionais rádios musicais, como a Tribuna e a Cultura FM. Aqui, um panorama das 18 emissoras de rádio em FM da Baixada Santista em 2010:

AS RÁDIOS POPULARES

Cultura (106,7 MHz), Guarujá (104,5 MHz) e Tribuna (105,5 MHz): as três rádios populares de Santos consolidaram o seu público de um jeito que os ouvintes há tempos foram sendo formados no estilo destas emissoras. Promoções, pedidos musicais pelo telefone, descontração no ar, e os mais variados estilos, juntos, pois os ouvintes destas emissoras curtem sertanejo, pagode, rock, pop nacional e internacional e flashback. Aliadas a produção de eventos as emissoras festejam sua fase consolidada. A surpresa do ano foi a Tribuna FM, ou TriFM - transmitir os jogos do Santos. Seguindo no mesmo caminho a Cultura FM entrou em rede com a sua Cultura AM e os ouvintes da emissora também podiam acompanhar as transmissões esportivas.
Em 2010 o dial da Baixada Santista ganhou mais uma emissora popular: a Primeira FM (106,1 MHz). O nome refere-se a São Vicente (a primeira câmara das américas e uma das cidades mais antigas do Brasil), e completa a emissora local de tv vicentina, a TV Primeira, disponível para assinantes de tv a cabo na cidade. A nova emissora trouxe uma novidade: uma programação musical composta totalmente de música brasileira. Samba, pagode, MPB, axé. A emissora também trouxe a novidade de transmitir os jogos do Santos Futebol Clube. A rádio ainda tem um alcance restrito, mas já tem tido boa aceitação do público.

AS NOTÍCIAS, POR ENQUANTO, PAULISTANAS

A Baixada tem duas frequências voltadas para o jornalismo: a Rádio Bandeirantes (90,9 MHz) e a Rádio Jovem Pan (99,7 MHz) - que retransmite a Jovem Pan AM de SP - são tradicionalmente fontes de informação que os ouvintes do litoral tem disponível no rádio FM. Porém, as emissoras retransmitem integralmente o sinal de suas cabeças-de-rede, de São Paulo. Em 2005, quando foi lançada a BandNews FM, em São Paulo, houve o anúncio da criação da BandNews em Santos, mas por não ter havido nenhum acordo com as emissoras da região não foi possível criar uma rádio all-news na região.

AS RÁDIOS ROCK E POP
 
A 89FM de São Paulo não é mais a "Rádio Rock". Mas a versão litorânea da emissora da antiga 89, a 98FM - A Rádio Rock (98,1 MHz) continua firme e forte e com público cativo. Com excelente alcance e qualidade técnica, a emissora tem a programação de rock e pop bem dosadas, em programação totalmente local. Já a Kiss FM (90,1 MHz) retransmite a já tradicional emissora de São Paulo, a também Kiss FM. Já na linha totalmente rock and roll tem o público roqueiro como alvo e encontra milhares seguidores no litoral. Os problemas de sinal da emissora foram solucionados em 2010 e a emissora parte para o crescimento regional.
Já a Jovem Pan Santos (95,1 MHz) consolidou-se como a rádio jovem do pop e da dance music. A programação regional da emissora ainda se restringe ao horário noturno. Os problemas técnicos com relação a automatização de comerciais parece que definitivamente é coisa do passado.


AS 100% SERTANEJAS

A Baixada ganhou neste ano uma frequência sertaneja: a Terra FM (98,9 MHz) tem uma programação sertaneja de raiz. A programação totalmente gerada em São Paulo e retransmitida no litoral inclui programas voltados para os caminhoneiros. Já a Tupi FM (89,3 MHz) melhorou o seu alcance na região e conquistou milhares de ouvintes com os diversos estilos que a música sertaneja apresenta hoje em dia.

RÁDIO E RELIGIÃO

São três emissoras religiosas no litoral paulista: Enseada FM/Rede Aleluia, Boa Nova FM e, em 2010, a "Sê tu uma Benção FM" ocupou o lugar até então da OIFM Santos em 102,1 MHz.
A Enseada/Aleluia (94,3 MHz), da Igreja Universal do Reino de Deus tem a vantagem de uma excelente qualidade técnica, herdada da antiga Enseada FM.
A Boa Nova FM (96,3 MHz), católica, produzida e transmitida de Praia Grande, tem programação local e jornalismo da prefeitura da cidade, além de entrar em rede com a Milícia Sat/Rádio Imaculada Conceição. A transmissão de eventos religiosos da Baixada Santista são projetos desenvolvidos pela emissora.
Já a "Sê Tu uma Bênção" FM (102,1 MHz) tem um poderoso transmissor localizado no litoral sul paulista atinge com sinal local todas as cidades da Baixada. A emissora transmite programação da Igreja Mundial do Poder de Deus, incluindo o áudio da Rede21 e também programação gerada na capital paulista.

LOUNGE, PERSONNALITÉ: AS ADULTAS DA BAIXADA

A rádio Litoral FM (91,9 MHz) continuou com sua programação que raramente se ouve nos dials brasileiros: uma mistura de jazz, MPB e lounge music. O jornalismo também continuou forte na emissora. Da mesma forma, a Saudade FM (100,7 MHz) teve o reconhecimento popular que resgatou nomes que estavam esquecidos do rádio, incluindo a promoção de shows de grande sucesso de Wando, Moacyr Franco, Aguinaldo Timóteo entre outros. Além disso, programas voltados para a colônia portuguesa e a locução ao vivo durante toda a programação aproximaram mais a emissora de seu público.
Já a Classic Hits (103,7 MHz) automatizou totalmente a sua programação, sem inserções ao vivo. A programação que mescla versões exclusivas de sucessos atuais e antigos tem seu público alvo bem definido. Para completar, a Santa Cecília FM (107,7 MHz) tem a programação adulta, onde o flash back predomina, porém a música atual também é bem vinda. A seleção musical inspirada e ao mesmo tempo leve, faz da Santa Cecília uma das boas opções no litoral e a preferida para som ambiente em consultórios e empresas.

OS SITES DAS RÁDIOS

O Rádio Ao Vivo veio para ficar. Quase todas as emissoras da região estão na internet, e aqui a lista de emissoras, as cidades de concessão (clique na rádio para visitar os respectivos sites - alguns com a opção de rádio via internet):

107,7 - Santa Cecília FM (Santos) - educativa

E AS AM'S ?

A última inauguração de rádios AM na Baixada Santista foi em 1961: a rádio A Tribuna AM. Desde então, não surgiu mais nenhuma nova emissora na frequência. Leia na postagem uma matéria sobre o rádio em AM em Santos em 1972: clique aqui.

O longo alcance dos sinais das rádios em AM e a programação jornalística e esportiva são o forte desta faixa de frequência, mas a programação musical ainda tem lugar garantido. Ouvintes cativos a seus comunicadores trazem uma grande audiência para o rádio em ondas médias na Baixada. Houve porém algumas mudanças nos últimos tempos no rádio AM: veja o dial das emissoras da Baixada Santista:

590 - Rádio Atlântica (Santos)
810 - Rádio Universal (Santos)
1240 - Rádio Metropolitana Santista (Santos)
1390 - Rádio Anchieta (Itanhaém)

A Rádio Atlântica há alguns meses deixou de fazer parte do Grupo da Rádio ABC e atualmente transmite programação evangélica. Fundada em 1935, a emissora pertenceu por muitos anos ao Grupo A Tribuna.

A rádio Terra AM é a antiga Rádio A Tribuna AM, que foi fundada em 1961. Chegou a ser a CBN Santos. Atualmente a emissora pertence a outro grupo e transmite programação musical variada, em rede com São Paulo e também programação regional.

Já a Sociedade Rádio Universal transmite programação variada, incluindo também programação religiosa. Foi fundada em 1954.

A Rádio Cultura AM continua com forte apelo popular, com programação musical, esportiva e jornalística. A emissora foi inaugurada em 1946.

A primeira emissora de rádio de Santos hoje chama-se Rádio Metropolitana Santista. Transmite programação musical e da Igreja Universal do Reino de Deus. A antiga Rádio Clube de Santos foi inaugurada em 1924.

A rádio Anchieta de Itanhaém transmite programação musical e também jornalística, ligada a cidade de Itanhaém. Sua concessão deu-se em 1959.

A antiga Rádio Difusora Cacique foi inaugurada em 1952. Chegou a ser do grupo do Jornal da Orla. Atualmente, pertence a Igreja Assembleia de Deus, em Santos e tem programação musical e esportiva.

E, finalmente, a Rádio Guarujá Paulista AM, fundada em 1946. Emissora que durante décadas teve programação popular e musical, com afinidade a cidade do Guarujá, e atualmente é afiliada a Rádio Jovem Pan Sat, com programação regional e nacional.

O FUTURO DO RÁDIO AM

No Brasil está em andamento a regulamentação do rádio digital. Com isso, as emissoras em AM irão ganhar uma nova tecnologia, que as livrará das interferências causadas por equipamentos e lâmpadas eletrônicas.

Então, Feliz 2011 ao rádio da Baixada Santista!

2 comentários:

  1. Seria excelente a retransmissão da BandNews FM de SP.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gostei Muito e gostaria que fosse feito uma nova matéria sobre as emissoras de radio da baixada Santista.

    Agora 2013. Mudou muito!!! tanto AM como FM e dizem ainda... que o AM< passará para FM!!!

    Como anda o Radio FM e AM e quais são os comunicadores de maior penetração, de maior audiência?

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.