quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bondes e Trólebus de Santos: Retrospectiva 2010

O ano de 2010 chega ao seu final. E os nossos queridos trólebus e bondes tiveram um ano de reconhecimento público e também de recuperação e novidades.
Os trólebus foram lembrados na televisão pelos seu aniversário de inauguração do sistema em Santos, em 12 de Agosto de 1963. Um reportagem na TV Tribuna (afiliada a Rede Globo de televisão na Baixada Santista e Vale do Ribeira) lembrou do conforto e das vantagens dos trólebus, que completaram 47 anos de circulação na cidade.

Já os bondes continuaram a ser um forte ponto de atração turística no litoral paulista. Publicações em nível regional, estadual, nacional e internacional levaram uma imagem positiva de Santos: a da recuperação do centro histórico e um ponto atrativo de turistas em busca de conhecer algo que se vê apenas na cidade: bondes elétricos que circularam em Santos, Porto (Portugal) e Turim (Itália) circulando em pontos que fazem parte da história santista e do Brasil.

TRÓLEBUS DE SANTOS EM 2010



A volta do 5306: No final de Outubro de 2009 os trolebusófilos ficaram chocados com a foto ao lado: o incêndio de um trólebus, em plena avenida Ana Costa em Santos.
A reduzida frota de trólebus santista de apenas 6 veículos havia perdido um de seus exemplares, que inclusive havia sido modernizado havia poucos meses. Em abril deste ano uma imagem que tranquilizou os trolebusófilos do mundo inteiro: o 5306 estava de volta, recuperado.

Tombamento: O historiador Waldir Rueda em 2006 solicitou o tombamento do sistema trólebus de Santos, cujo processo foi arquivado. Em novembro de 2009, o historiador pediu o desarquivamento do processo.
Neste ano de 2010, o processo de tombamento transformou-se em inquérito civil, onde o historiador considera a importância do sistema de trólebus de Santos, e o risco do sistema ser extinto, o que põe em risco um patrimônio cultural da cidade de Santos. Vamos aguardar o resultado.

47 anos de Trólebus - matéria na TV Tribuna: no dia 12 de agosto, aniversário de 47 anos dos Trólebus de Santos, a TV Tribuna de Santos (afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira) exibiu uma matéria especial sobre o aniversário do Trólebus. A reportagem mostrou imagens antigas e atuais dos trólebus, além de uma entrevista com o historiador Waldir Rueda, o motorista do trólebus, Antônio Lopes e também passageiros. Uma matéria importante que lembrou aos santistas da própria existência dos trólebus na cidade.

O serviço de trólebus em Santos, neste ano de 2010 não teve grandes novidades. O projeto do trólebus turístico ainda não foi iniciado, mas os trólebus continuaram na linha 20, com seus 6 veículos em esquema de rodízio. Vamos torcer para que tenhamos boas novidades e ampliações para os Trólebus de Santos!

BONDES DE SANTOS EM 2010




Em 2010 os bondes de Santos apareceram na mídia impressa e eletrônica, sempre associando o fantástico equipamento turístico a cidade. Diversas matérias sobre a cidade de Santos em revistas e na televisão tiveram estampadas imagens do bonde. A Linha Turística do Centro Histórico completou 10 anos. A linha ampliada em 2009 ampliou as possibilidades para o bonde e seus pontos de interesse turístico e histórico por onde passa. Lugares praticamente desconhecidos da população e turistas passaram a ter uma nova perspectiva.

Carnabonde - O carnaval e o bonde: mais uma vez foi o carro-chefe de uma edição do Carnabonde: em 6 de fevereiro um baile de carnaval de rua em Santos animou os foliões, com marchinhas como nos velhos tempos

Bonde de Turim: em fevereiro de 2010 começou a reforma do bonde italiano de Turim, que foi entregue em 23 de setembro, no dia do Bonde. Agora Santos conta com 2 bondes que serviram a cidade, 2 bondes da cidade do Porto (Portugal) e o bonde de Turim.

Viagens musicais: em 15 de agosto de 2010 o bonde passou a contar com mais um atrativo: música ao vivo. Aos domingos, grupos e artistas criam uma atmosfera musical. Grupos folclóricos portugueses, italianos e artistas que interpretam a MPB e jazz animam as viagens em um dos bondes em circulação.

Enfim, os bondes seguiram e avançaram neste 2010.

PERSPECTIVAS 2011

Para os trólebus, aguardamos em 2011 o resultado das ações sobre o tombamento, a criação da linha turística de trólebus (que trará os turistas da região da orla para o centro), e a chegada de novos veículos para tornar a linha 20 uma linha 100% operada por trólebus, uma linha "verde". E com a inauguração do novo Orquidário Municipal de Santos, quem sabe, a ampliação da linha 20 indo até o importante equipamento turístico, como faziam as antigas linhas 53 e 40 de trólebus.

Já para os bondes, mais reformas nos bondes que estão na garagem da antiga City/SMTC/CSTC: um bonde italiano que será restaurante sobre trilhos, o bonde "Gilda" que circulou em São Paulo, o terceiro bonde do Porto e outros que virão.

Feliz Ano-Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.