sábado, 13 de novembro de 2010

Visita ao Palácio Saturnino de Brito em Santos

O engenheiro sanitarista Saturnino de Brito
A cidade de Santos e sua população jamais poderá se esquecer de Saturnino de Brito. Houve uma época, no final do século XIX que praticamente metade da população santista morreu devido as condições ruins de saneamento básico. A área urbana concentrava-se apenas na região do atual centro histórico de Santos, já que o restante da cidade era dominado por mangues e seus mosquitos transmissores da dengue e febre amarela. A praia não tinha qualquer atrativo.

Estação de tratamento no José Menino
Engenheiro sanitarista, Saturnino de Brito desenvolveu estudos urbanísticos e de saneamento de cidades como Vitória, Campinas, Ribeirão Preto, Limeira, Sorocaba, Amparo, Petrópolis, Paraíba do Sul, Itacocara e até de Campos dos Goytacazes, cidade fluminense onde nasceu em 14/07/1864. Também realizou projetos parciais nas capitais paulista e pernambucana.

Em Santos, deu início a gigantesco plano de saneamento que incluiu os canais de drenagem e a Ponte Pênsil (inaugurada em 21/5/1914, para dar suporte aos emissários do esgoto de Santos, cujos dejetos eram lançados ao mar na ponta de Itaipu). Com a criação dos canais foi possível ocupar a vasta área urbana até a região da orla de Santos, à partir do início do Século XX. Com a drenagem do solo encharcado da cidade, a população se via livre dos mosquitos e suas doenças. Com o saneamento básico e a coleta de esgotos, doenças infecciosas diminuiram drasticamente, e seu porto poderia perder o triste título de "porto da morte".

PALÁCIO SATURNINO DE BRITO

Nada mais justo do que a sede da Sabesp ficar no Palácio Saturnino de Brito, na avenida São Francisco, 128. O prédio é de estilo clássico, inaugurado em 1910, em cujo interior se destaca o vitral Os Bandeirantes, do artista alemão Conrado Sorgenicht, de seis metros de altura, que retrata a escalada da Serra do Mar por bandeirantes e indígenas.

Vitral Os Bandeirantes
Também conhecerão itens que pertenceram ao engenheiro Saturnino de Brito, pioneiro da engenharia sanitária e autor, no início do século passado, do projeto de saneamento da cidade, que engloba os canais de drenagem.

A placa na entrada do Palácio Saturnino de Brito: nome do palácio foi dado em 1964, por decreto estadual
No museu, também há muitas fotos antigas, mapas. Todas as imagens desta postagem foram obtidas no local. A visita pode ser acompanhada de monitores que explicam a história do saneamento na cidade de Santos e sobre o próprio Saturnino de Brito. Vale a pena: é uma verdadeira viagem no tempo.

O local fica no trajeto da Linha Turística de Bondes, e faz parte de um dos pontos de descida e subida opcional. Fica também próximo a subida do Monte Serrat.


Os bondes passam em frente ao Palácio Saturnino de Brito
Leia mais:

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0120d4.htm

Veja a localização no Google Maps:


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.