segunda-feira, 4 de outubro de 2010

5 de Outubro de 2010: Portugal comemora 100 anos de República

Dia 5 de Outubro comemora-se em Portugal o Dia da Proclamação da República, que ocorreu em 1910. 



Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objetivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e  as estruturas do PRP (Partido Republicano Português).


Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Diretório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. 


A revolução provocou a deposição de D. Manuel II e a criação da República Portuguesa. 

Constituía-se o primeiro Governo Provisório, encabeçado por Teófilo Braga, naquele que ficou conhecido como o primeiro momento do período das Três Repúblicas.

As ordens religiosas foram expulsas (8 de Outubro de 1910) e as suas propriedades confiscadas. O ensino da religião nas escolas primárias foi abolido e a Igreja Católica Romana foi separada do Estado.

A CRIAÇÃO DO MOVIMENTO REPUBLICANO

O movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910 deu-se em natural sequência da ação doutrinária e política que, desde a criação do Partido Republicano, em 1876, vinha sendo desenvolvida. Aumentando a contraposição entre a República e a Monarquia, a propaganda republicana fora sabendo tirar partido de alguns fatos históricos de repercussão popular: as comemorações do terceiro centenário da morte de Camões, em 1880, e o Ultimatum inglês, em 1890, fora aproveitados pelos defensores das doutrinas republicanas que se identificaram com os sentimentos nacionais e aspirações populares.

A CONSTITUIÇÃO DE 1911

O novo regime formou provisionalmente o governo debaixo da presidência de Teófilo Braga, um ilustre escritor.
Este por sua vez emitiu uma nova lei eleitoral dando o voto a todos os adultos do sexo masculino e presidiu à eleição de uma assembleia constituinte, que abriu em 19 de Junho de 1911. A Constituição foi aprovada pela assembleia em 20 de Agosto, e o governo provisional entregou a sua autoridade poucos dias depois (24 de Agosto) ao novo presidente, Manuel José de Arriaga.


COM A REPÚBLICA EM 1910, NOVOS SÍMBOLOS NACIONAIS PORTUGUESES

Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa, e adotada a que conhecemos hoje:


As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo.

O hino A Portuguesa, composto por Alfredo Keil tornou-se o Hino Nacional Português:


Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar


A seguir, vídeo sobre a Primeira República em Portugal com imagens dos seus protagonistas.


COMEMORAÇÕES DO 5 DE OUTUBRO


O Centenário da República Portuguesa está com comerações em Portugal e nas comunidades portuguesas em todo o mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.