domingo, 26 de setembro de 2010

A procura do antigo Gasômetro, no Valongo em Santos

O gasômetro de Santos explodiu em 9 de janeiro de 1967. Para ser mais preciso, não foi bem o gasômetro que explodiu e sim, o reservatório de distribuição que havia na avenida Conselheiro Nébias entre a avenida Campos Salles e Marechal Pêgo Junior.

Com a explosão do centro de distribuição, todo o sistema de gás da cidade ficou inutilizável e foi extinto. Trabalhadores da antiga CSEG (Cia. de Serviços de Eletricidade e Gás S/A) ficariam à mercê da sorte, não fossem os esforços do SINTIUS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos), que conseguiu com que os empregados da empresa de gás fossem absorvidos pela SBS (Companhia de Saneamento Básico da Baixada Santista), depois encampada pela SABESP.

Mas, a fábrica de gás propriamente dita ficava na rua Marques de Herval, no Valongo, longe do local da explosão.

Aproveitando para tirar fotos do bonde junto à estação, passei a fazer uma busca, a procura de encontrar algum resquício do que foi a fábrica de gás, que na foto abaixo (do site Novo Milênio) era mesmo um prédio grande:

Antigo Gasômetro, no Valongo em Santos

 A RUA MARQUES DE HERVAL, HOJE



Rua Marques de Herval
Casarões degradados, leito da rua desgastado pelos pesados caminhões. Este é o quadro da rua que há um século atrás fazia parte da parte mais valorizada de Santos, já que a região da orla começou a ser povoada após a construção dos canais, em 1910.

Não é efeito: esta fachada está um pouco inclinada para a rua.


A casa de esquina, tons de verde e vegetação brotando das paredes.

Este quadro deverá mudar em alguns anos, com a construção na sede da Petrobrás, prevista para ser instalada justamente nesta região.


E, voltando a busca pela antiga companhia de gás, voilá: com certeza deve ter sido aqui nesta central da CPFL. O prédio antigo foi demolido, dando lugar a um pátio e construções atuais.

Por um outro ângulo, na rua Senador Cristiano Otoni, dá para se imaginar de que ângulo aquela foto antiga foi tirada:



E o local:


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.