quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bonde de Turim deverá ser entregue no próximo dia 23 de Setembro

Dia 23 de Setembro é o Dia do Bonde, em Santos.

Para completar a festa está prevista a inauguração de mais um bonde na linha turística: desta vez, um dos bondes de Turim, Itália, que chegaram à cidade em fevereiro de 2009.

Já em fevereiro deste ano foi iniciada a reforma de um dos exemplares italianos. O bonde foi construído pela FIAT italiana na década de 1940 e reformado entre 1976 e 1977. Além deste bonde, o outro bonde italiano que está na garagem da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) funcionava originalmente em Turim como bonde-restaurante e há planos para que em Santos a proposta se repita.


Segundo matéria do jornal A Tribuna de Santos, de hoje (02/09/2010), uma equipe de funcionários da CET trabalha na restauração do veículo.
Segundo a reportagem, a reconstrução das partes elétrica e mecânica está quase pronta. O engenheiro elétrico Marcos Rogério Gonçalves Nascimento, em entrevista ao jornal santista, declarou "Engana-se quem pensa que a restauração limita-se à pintura. Tivemos que restaurar também a parte de funcionamento do bonde. Foi um grande desafio".

Vamos aguardar o Dia do Bonde para conhecer o mais novo exemplar do Museu Vivo do Bonde da cidade de Santos, desta vez, um italiano de Turim!



BONDES À ESPERA DE REFORMA

Vale lembrar que Santos tem atualmente 4 bondes em circulação. São eles:

- Bonde prefixo 32, que foi da antiga frota de Santos, do tipo "aberto";
- Bonde prefixo 40, também da antiga frota de Santos, do tipo camarão;
- Bonde prefixo 193, da frota da cidade do Porto, Portugal, pintado de amarelo.
- Bonde prefixo 224, também do Porto, desta vez pintado de verde (foto)

Além dos bondes com motores, há também o reboque, prefixo 01, que foi da frota de Santos, remanescente da época dos bondes puxados por burros.

Além do de Turim que deverá entrar em operação no próximo dia 23 de Setembro, nas garagens das antigas "City" - S.M.T.C. - C.S.T.C e atual C.E.T. há também os seguintes bondes aguardando o restauro:

- Um bonde da frota da cidade do Porto, Portugal.
- Um bonde da antiga frota de São Paulo, SP, que durante anos ficou nas dependências do Sesc de Bertioga.

Este bonde originalmente circulou em Nova York, no Brasil apelidado de "Gilda", devido ao filme homônimo que estava em cartaz na capital paulista quando o bonde começou a circular nas ruas paulistanas. A foto ao lado mostra o bonde já nas oficinas de Santos, ainda com as cores originais da antiga C.M.T.C. (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), de São Paulo, SP.


VÍDEOS

Dois vídeos - que já foram postados aqui no blog - em destaque:

UM BONDE CHAMADO GILDA - 2008
Vídeo sobre o bonde "Gilda", quando chegou às dependências da antiga City


BONDE DE TURIM EM EXPOSIÇÃO NA PRAÇA MAUÁ EM SANTOS - 2009
Vídeo sobre o bonde italiano de Turim, que ficou exposto na Praça Mauá, logo quando chegou à cidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.