domingo, 15 de agosto de 2010

O Funicular do Vesúvio e a música 'Funiculì, Funiculà'

É sem dúvida uma das mais tradicionais músicas italianas, Funiculì, Funiculà. Se você não a ouviu ou não associou a música ao título, então aqui está:



E, interessante que em Santos há o tradicional bondinho Funicular do Monte Serrat, e em outras ocasiões associei o bondinho santista a tal canção, achando que era apenas uma coincidência de nomes. F

unicular é um sistema de dois bondes, que se movimentam em direções opostas em uma elevação, sendo que um bonde contrabalança o peso do outro. O nome deriva do latim, funiculus, diminutivo de funis que significa "corda". Justamente, uma corda, ou melhor um cabo liga os dois bondes.

Mas, na revista Veja desta semana (Edição 2178 • 18 de agosto de 2010 - disponível para leitura no no site Veja.com à partir de 25/08/2010), a crônica de J.R.Guzzo faz menção a um funicular de Nápoles, na Itália, cujo personagem da música citada promete qualquer coisa para levar a amada Nanninè até o alto do Vesúvio pelo bondinho.

Justamente no site da Wikipedia, há informações sobre a música:

"Funiculì, Funiculà" é o nome de uma canção famosa escrita pelo jornalista, poeta e cantautor italiano Giuseppe 'Peppino' Turco e musicada por Luigi Denza em 1880. Ela foi composta para celebrar a abertura do primeiro bonde ou funicular (em italiano: funicolare) do Monte Vesúvio, em 1879. Foi cantada pela primeira vez em Castellammare di Stabia no Hotel Quisisana no dia 6 de junho de 1880 e se tornou um grande sucesso.


E também na Wikipedia, a tradução:

Ontem à tarde, meu amor, eu fui,
sabes para onde, sabes para onde?
Para onde este coração ingrato não pode me desprezar mais!
Onde o fogo queima, mas se tu foges
ele deixa estar!
E não te persegue, não te consome,para que vejas o céu!...
Vamos juntos, vamos lá,
de funicular, subindo de funicular!

Vamos do sopé à montanha, meu amor! Sem (termos de) caminhar!
Podes ver a França,a Prócida e a Espanha...
e eu te vejo!
Puxados por uma corda, antes de nos darmos conta,
vamos para o céu...
Vamos rápidos como o vento e de repente, já saímos!
Vamos juntos, vamos lá,
de funicular, subindo de funicular!

Subimos, meu amor, já chegamos ao topo!
(O funicular) Foi, e retornou, e voltou novamente...
Está sempre aqui!
O topo gira, gira, ao redor, ao redor,
ao redor de ti!
Este coração canta sempre
e não é arrogante
Vamos nos casar, meu amor!
Vamos juntos, vamos lá,
de funicular, subindo de funicular!




O FUNICULAR DO MONTE VESÚVIO

Cartão postal da época, mostrando um dos dois bondes. Este, chamado de Vesúvio, e o outro, Etna

O Funicular do Monte Vesúvio foi o único do gênero instalado em um vulcão ativo. Em 10 de junho de 1879 foi aberto ao público. Uma onda de entusiasmo invadiu o mundo, como evidenciado na famosa canção "Funiculì, Funiculà". Os dois bondes tinham o nome de Etna e Vesúvio. Como já dito, enquanto um bonde sobe o outro desce, sendo que o peso de ambos se contrabalanceam.
Em 1888 a concessão foi transferida para a Th.Cook and Son Company, empresa já conhecida no restante do Mundo.

Em 1903 a ferrovia Pugliano-Vesúvio contribuiu para dobrar o número de turistas transportados até a cratera, forçando a companhia a aumentar a capacidade do funicular com a demolição da antiga instalação e substitução por uma mais moderna além de dois novos carros.
Os dois bondes que substituiram os primeiros, devido a grande demanda de passageiros.
Mas em 1906 a erupção do Vesúvio causou a destruição das estações superior e inferior, o restaurante, os equipamentos, e os dois carros foram engolidos pelas larvas e cobertos pelas cinzas. A atividade eruptiva teve fim em 21 de abril de 1906. Os funcionários do sistema já haviam se afastado do vulcão dias antes, ao perceberem os tremores.
Porém em pouco tempo os danos foram reparados em 1909 e o funicular voltou a funcionar.

Mas em 12 de março de 1911 uma nova erupção destruiu a estação superior outra vez.  Em menos de um ano foram feitos os trabalhos necessários e o sistema funcionou plenamente e, felizmente, permaneceu intacto durante a erupção de 1929.
Em 1944, o vesúvio novamente entrou em erupção, e o funicular foi destruído novamente, e,  já estava sob o poder dos Aliados desde 1943, e não foi mais reconstruído.
Monte Vesúvio, com o funicular coberto pelas cinzas vulcânicas

Décadas depois, em 1991 foram iniciadas obras para a construção de um novo funicular do Vesúvio, porém meses depois as obras paralisaram e não foram mais reiniciadas. Porém, durante as escavações, foram encontrados restos do que seria um dos bondes de 1909.

Veja mais sobre a história do Funicular do Vesúvio no site http://www.funicolarevesuviana.it/history.php (em italiano e inglês)

FUNICULAR DO MONTE SERRAT DE SANTOS NO BRASIL

Vale lembrar que a São Paulo Railway, primeira ferrovia que ligou São Paulo a Santos, já utilizava um sistema de funicular no trecho de serra.
Diferentemente do extinto funicular do Vesúvio, o conhecido Funicular do Monte Serrat  na região central da cidade de Santos é um sistema com um trilho apenas nas extremidades, e no centro do trajeto há uma bifurcação para que um bonde possa ultrapassar o outro.

Funicular do Monte Serrat

Assim como na Itália, o funicular santista também leva até o alto do morro. Claro, na Itália, o extinto bonde levava até o alto do Monte Vesúvio, a 1.220 metros de altitude, na baía de Nápole, no caso, a estação inferior ficava a 700 metros de altitude, ou seja, os funiculares venciam cerca de 500 metros de altitude, em um percurso de cerca de 750 metros. Já o Monte Serrat de Santos está a 157 metros de altitude.

No alto do morro santista há a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, cuja história já citei aqui na postagem A Padroeira X Os Piradas. A estação superior abrigava o antigo Cassino Monte Serrat. As antigas instalações estão preservadas e podem ser alugadas para festas e eventos.

Site do Monte Serrat. Clique na imagem para visitar

Até 1976, junto ao prédio do antigo Cassino ficavam antenas retransmissoras das TV Tupi e Record. Atualmente, estão instaladas torres da Tribuna FM e Cultura FM, e de rádiocomunicação. Também no alto do Morro funcionou o sinaleiro do porto de Santos.
Nos primórdios do porto santista, o morro era chamado de Morro da Vigia, pois a vista privilegiada permite, a olho nu, acompanhar a entrada e saída de embarcações desde a Baía de Santos até os primeiros trapiches do porto, no atual centro histórico.
Do alto do morro avista-se boa parte da cidade de Santos.


A cidade de Santos vista do alto do Monte Serrat

Fontes:

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