quinta-feira, 29 de julho de 2010

Curta Santos - Oitava Edição


Vem aí o 8º Curta Santos - Festival Santista de Curta Metragem.

Realizadores de todo País têm até 5 de agosto para inscrever seus trabalhos em quatro mostras competitivas: Olhar Caiçara Universitário, Olhar Caiçara Independente, Videoclipe Caiçara e Videoclipe Brasilis, pelo site  http://www.curtasantos.com.br/Site/Inscricoes.aspx.

A busca constante pela consolidação de um polo audiovisual regional deve continuar e, portanto a oitava edição tratará da vida e da obra do eterno diretor deste festival, Toninho Dantas. Para isso, estão sendo preparadas diversas novidades e surpresas com o objetivo de retratar este contexto. A maior parte delas serão divulgadas ao longo desta penúltima semana de inscrições.

A mostra Olhar Caiçara subdivide-se em duas categorias: a Universitária, que atende a demanda dos trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso produzidos pelas universidades do litoral paulista e a Independente, que procura valorizar os trabalhos produzidos na mesma região sem apoio de grandes produtoras.

Em 2010, a mostra Olhar Caiçara Independente divide o prêmio de melhor curta-metragem em dois segmentos: fictício e documental. Serão entregues ainda troféus para melhor ator, atriz, direção, roteiro, montagem, som e fotografia. Já a mostra Olhar Caiçara Universitária premiará melhor curta-metragem, pesquisa e direção.

Entre as mostras competitivas, o Curta Santos conta ainda com a Videoclipe Caiçara e Videoclipe Brasilis, que premiam respectivamente melhor clipe regional e melhor clipe nacional, além de melhor direção e performance.

As novidades não param por aí. Depois de quase um mês de preparo, um novo sistema de comunicação de mídias integradas para o festival será lançado. Todas as informações relacionadas ao evento já circulam simultaneamente, em tempo real e de maneira integrada em três mídias diferentes: blog, twitter e youtube

A partir de agosto entra no ar o Portal Curta Santos, com notícias deste e de outros festivais, além do mundo da cultura em geral e da sétima arte.

O festival acredita que a integração dos sistemas possa promover uma interação maior entre o festival e o seu público. O objetivo é que por meio dessas novas ferramentas possam se estabelecer vínculos mais fortes com as pessoas que estão em torno do Curta Santos.

EXIBIÇÃO DOS VENCEDORES EM CINEMA E TV ABERTA

Os vencedores do 7º Curta Santos (2009) tiveram seus filmes exibidos em uma sessão especial no Cine Roxy, em 01/10/2009. (LEIA MAIS AQUI).

A TV Tribuna de Santos (afiliada à Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira) também exibiu os filmes vencedores, em programas especiais em dezembro de 2009.

TONINHO DANTAS

O idealizador do Festival Curta Santos, o dramaturgo e produtor teatral Toninho Dantas faleceu em 14 de Maio deste ano.
Produtor de duas edições do Festival de Música Popular Brasileira (Festhamar), coordenador durante cinco edições do Festival Santista de Teatro Amador (Festa) e, mais recentemente, Toninho foi diretor das sete primeiras edições do Curta Santos, principal evento de cinema da Baixada Santista.

Toninho nasceu em Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá, litoral paulista. Cursou a Escola de Arte Dramática na USP, trabalhou nas TVs Gazeta e Record, participou de vários espetáculos teatrais e integrou o Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho.

Fez cinema na famosa Boca do Lixo paulistana; trabalhou com atores e diretores como Adhemar Guerra, Cacá Rosset, Augusto Cesar Vannucci, Silney Siqueira, Ester Góes e Ulysses Cruz, e viajou por 14 estados do País fazendo campanha pela anistia e realizando espetáculos em presídios em São Paulo (Carandiru), Recife (Ilha de Itamaracá) e Salvador, quando acabou sendo preso em Porto Alegre, juntamente com outros atores da Cia. de Ruth Escobar.

Siga o Curta Santos no Twitter @curtasantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.