quarta-feira, 10 de março de 2010

09/3/2010: Três momentos em fotos


A foto acima raramente aparece em algum cartão postal de Santos. É uma vista diferente da cidade, aqui não aparece o mar nem as praias, e sim, apenas o concreto da cidade, algo que faz lembrar que Santos tem uma enorme concentração de pessoas em poucos quilômetros quadrados, afinal apenas uma pequena porcentagem do território da cidade é ocupado, que justamente é a parte insular do Município de Santos, fazendo com que a área urbana de Santos tenha altíssima densidade demográfica. A vista da foto acima é obtida na subida do Morro da Nova Cintra pelo final da rua Carvalho de Mendonça, cruzamento com a avenida Moura Ribeiro.



No alto do Morro da Nova Cintra há uma lagoa, a Lagoa da Saudade. É interessante o bairro que existe bem em cima do morro. Linhas de ônibus, escolas, casas e até prédios. A fonte no meio da Lagoa é inspiradora.

E descendo o morro "pelo outro lado", ou seja, do lado da Zona Noroeste o caminho mais movimentado passa em frente a sede do Jabaquara. O clube, que tem as cores que estão estampadas em seu muro - vermelho e amarelo - referem-se às cores da bandeira da Espanha, já que justamente na sua fundação em 1914 era chamado de Hespanha Foot Ball Club.

Nos anos 1940, com a Segunda Guerra Mundial, foi proibido no Brasil que algum time tivesse nome de país, então, o clube que antes era sediado no bairro do Jabaquara em Santos, acabou recebendo o nome do bairro-sede. O clube depois teve uma outra sede, na Rua 28 de Setembro, no bairro do Macuco, daí o apelido de "Leão do Macuco". O clube também tinha uma sede na Ponta da Praia, onde hoje atualmente é a rua Bassim Nagib Trabulsi.
Nos anos 1960 o clube foi transferido para a atual sede no Bairro da Caneleira.

E a foto ao lado, mostra uma foto do antigo Parque Indígena de Júlio Conceição no final da avenida Conselheiro Nébias, no Boqueirão em Santos, até o início dos anos 1940. O leão em destaque teria sido transferido para a atual sede do Jabuca, como mostra a foto acima. Devidamente "customizado" com a cor amarela, compondo o uniforme do clube.
FOTO: NOVO MILÊNIO.INF.BR








Conheça mais sobre o Jabaquara Atlético Clube:
Site Oficial do Clube: http://www.jabaquaraac.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jabaquara_Atlético
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0041.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.