sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

TRUC-TRUC MALASSADAS COM AÇÚCAR

Algum de vocês já ouviu a frase título desta postagem. Especialmente quem é descendente de português, especialmente da Ilha da Madeira - como é o meu caso, sou filho de madeirense, da Ponta do Pargo onde tenho família!

Então, no Carnaval, os portugueses em toda a parte do mundo fazem as Malassadas, uma espécie de bolinho frito, que simplesmente não dá para descrever em palavras. Só mesmo se alguém fizer a receita e provar.

Aqui em Santos, no Brasil, não é diferente, e lembro da infância a musiquinha ou uma frase meio que cantada que acompanhava as malassadas: "Truc-truc malassadas com açúcar". Além do açúcar, também polvilha-se canela e até uma calda. Lembro de comer malassadas recheadas com doce de leite ou creme doce também. São tradicões de além do Oceano Atlântico que permanecem vivas no Brasil, entre as comunidades portuguesas locais.

MALASSADAS AO VIVO, PELA TV

Fiquei surpreso ao ver no sábado passado de Carnaval (13/02/2010), pela RTP Internacional um programa ao vivo onde em um festival algumas senhorass preparavam as malassadas, só que... Gigantes.
O programa era o Atlântida, na versão produzida pela RTP Açores, e as tradicionais e gigantes malassadas estavam sendo preparadas ao vivo, ou "em directo" como se diz em Portugal.
Veja o blog do programa RTP Açores:
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/atlantida/

Veja alguns sites com receitas de malassadas:
http://www.guia-madeira.net/madeira/gastronomia/receita04.html
http://www.casailhadamadeira.org.br/culinaria/malassada.htm
http://www.visit-azores.com/gastronomia.php?receita=16&tipo=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.