quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aqui, no passado: Rua João Pessoa

Uma das principais ruas do centro de Santos, a rua João Pessoa mereceria hoje ser chamada de avenida. É de se estranhar como uma rua tão larga e movimentada, ainda é uma... rua!

Talvez um dia isso seja mudado, mas vale lembrar que a Rua João Pessoa nem sempre foi assim como é hoje, uma espaçosa "avenida".

Era anteriormente chamada de Rua do Rosário, e começava no Largo do Rosário (atual Praça Rui Barbosa): o nome veio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, ou simplesmente Igreja do Rosário.

A rua João Pessoa foi sendo alargada em épocas diferentes. Alguns trechos não contíguos até o final de 1960. Já  em 1971, a rua já estava alargada entre a Praça Rui Barbosa e a Rua Martim Afonso. Em 1977 o restante da rua começou a ser totalmente alargada, até o Porto, como é hoje.


A foto acima mostra a rua João Pessoa em agosto de 1963, sendo que o trólebus está vindo da rua Martim Afonso indo na direção centro-porto. Assim como os bondes, os trólebus durante décadas circularam na rua João Pessoa, inclusive em faixa exclusiva na contramão. Atualmente os trólebus e bondes de Santos apenas cruzam a rua João Pessoa, ou seja, os trólebus e bondes não circulam na rua João Pessoa.


O internauta e Amigo dos Trólebus e dos Bondes Werter de Jesus fez algumas fotos atuais da rua e também enviou para o blog Muito Bem! fotos antigas dos mesmos locais para comparação, veja:

As duas fotos, mostram os mesmos lugares. A foto de cima é do início do final dos anos 1970, e a debaixo, uma foto atual. Uma das diferenças mais notáveis é a chaminé que havia na foto antiga: era uma unidade do Açúcar Pérola, que existiu no local durante anos. Na foto atual e na antiga vemos ao fundo, à direita o Moinho Paulista. Ao centro da foto atual, ao fundo enormes pontes rolantes do Porto de Santos.

Vamos voltar um pouco mais no tempo:

As fotos acima são do trecho da rua João Pessoa próximo ao prédio do jornal A Tribuna, que aparece à esquerda da foto. Note o ímóvel à frente que não havia sido alargado. Um detalhe da foto antiga, provalmente dos anos 1960: o cruzamento das redes aéreas (fios) do trólebus (que seguia pela rua João Pessoa) e do bonde, que vinha pela rua Itororó.

Na foto abaixo, praticamente do mesmo local, por volta de 1973, vemos as lojas Ducal e note também os efeites de Natal usados na época.
Note também na foto acima, que estampava matéria do extinto jornal Cidade de Santos, um trólebus seguindo no fundo da foto. O centro de Santos sempre teve um movimento intenso.

A foto abaixo, é dos anos 1920: note a fiação e os trilhos dos bondes. A antiga Rua do Rosário, tinha bondes e um movimento comércio bastante variado, e não havia sido alargada. O trecho que vemos é o próximo ao então Largo do Rosário, atual Praça Rui Barbosa.

A João Pessoa deixou de ser Rua do Rosário em 1930. Note que na foto antiga todos os prédios situados à esquerda da foto foram demolidos ao longo das décadas para o alargamento da rua como é atualmente.

TRÓLEBUS

A foto ao lado mostra um trólebus na rua João Pessoa em frente à igreja Nossa Senhora do Rosário. O trólebus é um FIAT Alfa-Romeo Pistoiese, fabricado na Itália em 1962, cuja frota começou a chegar a Santos em junho de 1963 e em agosto daquele mesmo ano inauguraram o "Serviço de Trólebus de Santos", operado pelo extinto S.M.T.C (Serviço Municipal de Transportes Coletivos). Como a foto é de 1981, o trólebus da foto já tinha cerca de 18 anos em operação. Na época, os trólebus no centro de Santos partiam da Praça Mauá e em seguida seguiam no trecho da General Câmara, contornavam a Praça Rui Barbosa e seguiam pela rua João Pessoa em direção aos bairros. (Agradecimentos a Rafael Asquini que nos enviou esta foto histórica).

Um detalhe interessante desta foto é que a pintura do trólebus é a mesma do final dos anos 1960, sendo que haviam já haviam sido adotados diversos padrões para ônibus e trólebus desde então, porém este exemplar ainda permanecia "esquecido" com a pintura antiga. Na época já estavam sendo adquiridos novos trólebus Marcopolo e também 25 trólebus italianos antigos estavam sendo reformados e recuperados.

ANÚNCIOS DA RUA DO ROSÁRIO NO JORNAL "DIÁRIO DE SANTOS"

O largo do Rosário e a rua do Rosário - atuais Praça Rui Barbosa e Rua João Pessoa há mais de um século já tinham a vocação comercial que tem hoje. Vendo exemplares antigos de jornais, especialmente os do início do Século XX, além dos anúncios de estabelecimentos comerciais era muito comum o anúncio de remédios contra maleita, fortificantes, e remédios que prometiam curar "lombargia" e prisão de ventre. Também era comum o anúncio de caixões, e já havia o "Edital de Protestos", entre outros. Você pode ver alguns exemplares digitalizados do Diário de Santos no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo, clique aqui. Você vai encontrar edições de vários jornais, incluindo algumas raras edições do Diário de Santos de 1907, 1912 e 1914.

Veja dois anúncios publicados no extinto jornal Diário de Santos de estabelecimentos da antiga Rua do Rosário. O primeiro, do dia 22 de Maio de 1914:

Café e Restaurant Paris Nocturno
Recentemente inaugurado, acha-se aberto durante noite tendo um habil chefe de cosinha de dia e de a noite, garçons práticos, tendo todas as accomodações para a rapaziada santista. Façam uma visita ao Paris Nocturno, lá encontrarão os mais saboros petiscos. Menu sempre variado, tem diariamente tudo o que há de melhor no mercado para attender os freguezes ao paladar mais exigentes. Rua do Rosario, 95. Telephone, 570 - De propriedade de E. RAMOS - Gerente Manoel Eardoso Lourreiro ex-dono do Hotel du Giole
Aqui, outro anúncio, publicado no dia 27 de Agosto de 1907 também no Diário de Santos, do Café Brasil:


Provem o CAFÉ BRASIL O único puro especial, Kilo 1$000. Completo sortimento de artigos finos, como seja: Chocolate, chá matte, manteiga, queijos, bombom, doces, etc. etc. Entrega a Domicílio. 106 - Rua do Rosário - 106 - Telephone, 130 - SANTOS


Continue sua viagem no tempo:
Veja mais sobre a Rua João Pessoa no site Novo Milênio: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.