terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Trólebus de Santos: os 6 'Mafersa' completam 22 anos em operação


Hoje os 6 trólebus fabricados pela empresa Mafersa em operação no sistema de trólebus de Santos completam mais um ano: 22 anos ininterruptos!

Os 6 trólebus entraram em operação no dia 26 de Janeiro de 1988, quando também foi inaugurada a linha 20 eletrificada. Na época ainda havia os trólebus FIAT reformados e também os trólebus Marcopolo, adquiridos no início da década de 1980. Com o tempo, a prefeitura reduziu drasticamente a frota de trólebus na cidade de Santos, mesmo sendo veículos duráveis, econômicos e hoje mais do que nunca, ecológicos, já que os trólebus, são ônibus elétricos, ou seja, de emissão zero de poluentes.

Hoje há apenas uma linha de trólebus na cidade de Santos, a linha 20, que também é operada por ônibus comuns.

RECORDANDO

Aqui dois primeiros vídeos que postei na Internet sobre os trólebus - na época o Youtube ainda era desconhecido e o Google Vídeo era uma opção de exibição de vídeos on line. Os vídeos são de 2007:

TRÓLEBUS 5304 E BONDE


TRÓLEBUS 5302 - VISTA DIANTEIRA


TRÓLEBUS 5302 - VISTA TRASEIRA


TRÓLEBUS 5302 - INÍCIO DO PERCURSO


TRÓLEBUS 5304 - AVENIDA RANGEL PESTANA



NOS 20 ANOS UM VÍDEO ESPECIAL

E aqui, uma edição especial de 20 Anos dos Trólebus Mafersa em Santos, realizado em 2008, com imagens e mapas do itinerário da linha 20:


Assim uma séries de vídeos que muitos ainda não tinham visto dos trólebus Mafersa.

Vida longa aos trólebus santistas!

Um comentário:

  1. Excelente o trabalho de vocês aí de Santos, para preservar os trólebus. Em julho de 2005, fiz questão de dar uma volta completa na linha 20, apenas para prestigiá-la, uma vez que sou totalmente a favor dos trólebus, desde que nasci em São Paulo. É necessário que mais gente se mobilize, uma vez que é um excelente meio de transporte.
    Professor 1996

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.