domingo, 8 de novembro de 2009

BIP'S do Computador

O computador não inicializa, e surgem bip's: de acordo com a quantidade e duração eles dão a dica ao usuário do que está acontecendo de errado.

Veja as dicas - aliás, sugiro imprimir estas dicas já que quando houver o problema, como você irá pesquisar?

Eles são os bips ao inicializar o computador.

Significados :

1 Bip Curto
Post executado com sucesso: Esse é um Bip emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Esse é aquele que sempre ouvimos, quando a placa mãe está em perfeito funcionamento.

1 Bip Longo
Começam os problemas..
Falha no Refresh (Refresh Failure): O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM.
A solução “da borracha” (passar uma borracha de vinil nos pentes de memória RAM) pode ajudar. Ou a substituição temporária de um dos pentes, para teste.

1 Bip longo e 2 Bips curtos ou 1 Bip longo e 3 Bips curtos
Falha no vídeo: Causado com o BIOS da placa de vídeo.
Tente a troca de slots ou a limpeza dos conectores.
Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.
(óbvio, placas off board)

2 Bips curtos
Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador.
Problema decorente de uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz foi capaz de identificar.

2 Bips longo
Erro da paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção “Parity Check” encontrada no setup.
Recomenda-se não modificar o Setup (BIOS) sem pleno conhecimento do que está sendo feito.
A troca do(s) pente(s) pode diagnosticar o problema.

3 Bips longos
Falha nos primeiros 64 Kb da memória RAM (Base 64k memory failure): Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 Kb da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe.
Menos mau se for um simples mau contato. Para tanto, a limpeza com a borracha de vinil pode resolver. (muito cuidado ao fazer isso, não toque nos contatos do pente de memória)

4 Bips longos
Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. Normalmente está na placa mãe o problema.

5 Bips
Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, se não há exagero de pasta térmica ou se por esquecimento, a alavanca do soquete não ficou erguida (às vezes, acontece)

6 Bips
Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O Gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe.

7 Bips
Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, baixe a frequência de operação do processador.

8 Bips
Erro na memória da placa de vídeo (display memory erro): Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato (placas off board). Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips
Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser mal sucedido no carregamento, corrompimento no Upload ou mesmo pela ação de um vírus. (o que é bem pouco provável de acontecer).

10 Bips
Talvez, o mais temido.
Falha na (CMOS shutdown register): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou um erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Provavelmente tratar-se-á de um problema físico do chip, não restando outra opção além da troca da placa mãe.

11 Bips
Problemas com a Memória Cache (cache memory bad): Erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema, normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache.

Fonte: http://nestor07.blogspot.com/2008/01/bips-da-placa-me.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.