domingo, 15 de novembro de 2009

Academia Santista de Letras: Promovendo a Poesia, a Prosa e o Verso

Em um país que não tem o hábito da leitura, muito menos de incentivar as artes literárias, salvo algumas exceções, quando vemos ações como as da Academia Santista de Letras parece que ainda há um fio de esperança.

No entanto, ainda falta o incentivo financeiro das empresas e instituições que poderiam estimular entidades como a Academia, patrocinando-a.

Mas, a Academia Santista de Letras prossegue seus trabalhos, com o esforço de seus acadêmicos e admiradores.

Ontem, a presidente Maria Araújo de Barros Sá e Silva entregou-me pessoalmente um exemplar do jornal editado pela Academia, "O Farol". A acadêmica também rapidamente falou sobre as atividades da "Casa de Martins Fontes", uma homenagem ao poeta santista (1884-1937), sobre as reuniões e o próximo concurso literário (veja abaixo) cujo tema é sobre a cidade de Santos.

Atualmente a Academia Santista de Letras está sediada no prédio da Humanitária, na Praça José Bonifácio, 59, 3º andar, no centro de Santos.

CONCURSO LITERÁRIO

A Academia Santista de Letras lançou o seu Quinto Concurso Literário em Prosa e Verso, com o tema: "Cantemos Santos em Prosa e Verso", para festejar o 54.º aniversário de sua fundação, que ocorrerá em 23 de junho de 2010, podendo participar todos os amantes das letras, do Brasil e do Exterior, que não sejam membros da Academia. Para participar basta enviar o seu trabalho, em prosa ou em verso, observando o seguinte regulamento:

1. Os trabalhos, em prosa ou em verso devem ser em língua portuguesa e devem ser datilografados ou digitados, em três vias, não ultrapassando trinta linhas (cada espaço é uma linha). Os autores devem assinar com pseudônimos, em papel branco, escrito de um só lado, em letra "Times New Roman", tamanho 12, espaço 2, usando margem de ambos os lados, sem qualquer floreio e devem versar sobre SANTOS.

2. São três modalidades: Prosa - Poesia Clássica - Poesia Moderna. (nota: os participantes da Poesia Clássica devem observar com bastante atenção, a rima e a métrica)

3. Cada autor só poderá participar de uma modalidade. Não serão aceitos trabalhos enviados pelo correio eletrônico ou manuscritos.

4. Comissão de Seleção: A comissão será composta de pessoas idôneas que avaliarão as obras, cujos autores demonstrem que conhecem ou que pesquisaram sobre SANTOS.

5. Prêmios: 1.º Lugar: Troféu e Medalha de Ouro. 2.º Lugar: Medalha de Prata. 3.º Lugar: Medalha de Bronze, válido para as três modalidades.

6. Prêmio Especial: Publicação dos trabalhos classificados no jornal O FAROL.

7. PREMIAÇÃO: Os prêmios serão entregues 23 de junho de 2010, aniversário da Academia Santista de Letras, sendo exigida a presença dos premiados ou seus representantes.

8. Prazo e Local de entrega: os trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de abril de 2010, para CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA SANTISTA DE LETRAS - Praça Patriarca José Bonifácio, 59, 3.º andar - São Nobre CEP 11013-370 - Santos, SP, Brasil.

9. Identificação: nome e pseudônimo, endereço completo (CEP e TEL); um breve currículo, até cinco linhas, citando de que forma tomou conhecimento do Concurso, autorizando ou não a publicação do trabalho e do endereço. Coloque dentro de um envelope menor, lacre e ponha tudo em um só envelope.

OBS: 1. Não escreva seu nome nem seu endereço no remetente, escreva o pseudônimo e repita o endereço da Academia Santista de Letras.
2. Por gentileza, não use pseudônimo usado nos concursos anteriores.

Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela Comissão de Seleção.

MARIA ARAÚJO BARROS DE SÁ E SILVA
Presidente


(temos do concurso conforme publicado no jornal O FAROL, edição 19 - Setembro/Outubro 2009).

Outras informações, visite do site da Academia Santista de Letras:
http://www.academiasantistadeletras.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.