sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os trólebus voltarão à Praça Mauá

Tudo indica que os trólebus de Santos voltarão mesmo a fazer ponto na Praça Mauá. Ainda não foi divulgado oficialmente, mas pelas alterações na rede aérea (a fiação) dos trólebus já se nota que irão poder parar na Praça Mauá. 

Tal alteração também poderá concretizar a ideia da criação do Trólebus Turístico, que irá trazer turistas da região da orla utilizando-se desses veículos elétricos para o Centro Histórico, junto ao ponto principal de partida dos bondes turísticos. Desde o dia 23 de setembro de 2008 os trólebus passaram a fazer ponto final na Praça Rui Barbosa.

Veja como estava até então a fiação de trólebus e bondes na Praça Mauá:



Com as alterações ficarão assim:


Veja na rua General Câmara, antes de chegar à Praça Mauá, foi instalado um cruzamento de fiação trólebus x bondes.

Na Praça Mauá, com a alteração, trólebus e bonde trocam de posição, bonde à esquerda, trólebus à direita: com isso o trólebus poderá parar na Praça Mauá, como fazia desde 1967 até pouco mais de um ano atrás:


Já na outra extremidade da praça, o trólebus volta à trafegar no lado esquerdo da via.



Veja o detalhe:


MEMÓRIA

Antigos trólebus da Linha 4 e outras linhas foram presença constante na Praça Mauá durante décadas.

A imagem acima mostra dois trólebus na Praça Mauá, provavelmente em 1990. Na época haviam os trólebus italianos da FIAT (importados em 1963), e os nacionais fabricados pela Marcopolo e os da Mafersa - estes os únicos que circulam na cidade de Santos, atualmente e que aparece na foto acima, atrás do FIAT italiano. 

É importante ressaltar - e divulgar - que há um trólebus FIAT italiano nas dependências da antiga CSTC, que poderá ser reformado e voltar a circular na cidade - aliás este seria o mais genuíno trólebus histórico e turístico, que fará um belo conjunto com os bondes em circulação. A ideia está lançada!

Veja três fotos (de 2007) que mostram o estado do trólebus FIAT na garagem da CET (antiga CSTC):

A traseira do trólebus FIAT, linhas arredondadas.

As janelas bem características dos modelos italianos.


O detalhe onde ficavam os dois recolhedores.

Assim como bondes foram recuperados, este trólebus também poderá voltar a circular: mais um veículo não poluidor nas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.