sábado, 15 de agosto de 2009

Trólebus e Bondes de Santos: algo de novo no ar

Rua Bras Cubas - Santos, Brasil - foto de Emílio Pechini em 14/08/2009
A foto acima foi tirada ontem, na rua Brás Cubas ao lado do Teatro Coliseu (o prédio em amarelo do lado direito da foto). O detalhe em foco é a fiação do bonde que acaba de ser instalada, ao lado da já existente do trólebus. Note que o fio único deve ficar na direção dos trilhos do bonde. Do lado esquerdo, o par de fios é para a alimentação dos trólebus.

Santos é a única cidade do Brasil onde temos trólebus e bondes - dois veículos movidos à eletricidade, portanto não poluentes - que rodam lado-a-lado. Isso acontece desde o ano 2000, quando foi inaugurada a linha turística de bondes de Santos. Recentemente foi inaugurada uma parte da ampliação da linha de bondes, veja em:
http://pechini.blogspot.com/2009/04/100-anos-de-bonde-eletrico-de-santos.html

Agora, foram concluídos os trabalhos de instalação de trilhos do novo trecho, que deverá ser inaugurado provavelmente em setembro de 2009. Lembrando que dia 23 de Setembro é o Dia do Bonde em Santos.

Além de trólebus e bonde trafegarem lado-a-lado também haverá dois pontos até então inéditos neste século: haverá o cruzamento das redes aéres de bondes e trólebus em dois trechos do trajeto: no cruzamento da rua Bittencourt com a avenida Senador Feijó e também na rua Bittencourt com a rua Brás Cubas.

Veja abaixo o mapa da linha de trólebus no centro, os 3 trajetos do bonde e nos círculos os pontos de cruzamento das linhas de bonde e trólebus.

A fiação e os trilhos da foto acima são de mais um novo trecho da ampliação da

Mapa do centro de Santos com linhas de bondes - arte sobre imagem da Prefeitura Municipal de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.