sábado, 15 de agosto de 2009

Trólebus e Bonde de Santos juntos - em alemão


Na língua alemã, trólebus é Obus. E bonde, Straßenbahn, ou mesmo Tram (em alemão, todos os substantivos são grafados começando com letra maiuscula).


O site TrolleyMotion publicou uma matéria sobre o fato de trólebus e bonde trafegarem juntos na mesma rua. A pedido do site uma foto do blog Muito Bem! tirada por mim foi publicada junto com a matéria. Auf Deutsch!

Foto de Emilio Pechini

A matéria teve o título Zusammenspiel von Obus und Tram e foi escrita por Dirk Budach.

O texto começa com: "Na cidade portuária de Santos..." e fala sobre os trólebus de Santos que em 1993 tinha 6 linhas em operação, que depois ficaram 4 em 1993 e uma em 1996. E o texto segue:
"Também todos os antigos trólebus Fiat fabricados em 1962 e 1963 foram sucateados. Então no comando da Viação Piracicabana a frota de trólebus foi reduzida para 6 veículos Mafersa/Villares e um Marcopolo.

Os trólebus Mafersa 5301 a 5306 ainda hoje estão na única linha 20 em operação, e destes, 4 veículos são colocados em circulação diária. O trólebus 5306 foi no final de 2008 modernizado, com o novo comando eletrônico e preparado para uma futura linha turística. Os trólebus no final de 2008 e na chegada de 2009 tiveram projetos para a criação da linha turística para trabalharem juntamente com a linha turística e histórica de bondes. Na nova linha de bonde, na data de comemoração dos 100 anos em 28 de abril de 2009, circularam os bondes de Santos e do Porto (Portugal).
Agora os trólebus circulam em uma linha paralela com a linha de bonde, também as redes aéreas estão instaladas uma ao lado da outra.
Por enquanto não há planos de expansão da linha de trólebus.
No País, além de São Paulo, somente há trólebus em operação em Santos."

Veja o texto original em:
http://www.trolleymotion.com/de/ndetails.php?n_ID=733

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.