quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hoje é dia do aniversário do Trólebus de Santos

12 de Agosto: data que marca a inauguração do serviço de trólebus de Santos, em 1963.

Para a implantação dos trólebus foram importados 50 unidades vindas da fábrica FIAT, na Itália. Por navio, chegaram em junho de 1963 os 5 primeiros trólebus, que entraram em operação quase 2 meses depois.

Durante quase 20 anos não foram adquiridos mais nenhum trólebus, porém os italianos persistiram firmes da cidade. Depois, na decada de 1980, 25 trólebus FIAT restantes foram reformados e também foram adquiridos mais trólebus, nacionais. A última aquisição foi em 1988, quando entraram em operação 6 trólebus brasileiros fabricados pela Mafersa - justamente os 6 únicos trólebus que circulam em Santos atualmente.

A esperança é que haja novos investimentos: o trólebus não polui e é um veículo durável.

Aqui, algumas fotos antigas dos trólebus de Santos:

Lombardia Beni Culturali
Foto rara: era assim mesmo o interior dos trólebus Fiat que vieram para Santos. Aqui olhando para o fundo do trólebus. Foto do site "Lombardia Beni Culturali" com fotos tiradas dos trólebus FIAT ainda na Itália! Havia em uma das paredes do trólebus uma placa dizendo "Trólebus fabricado pela Fiat - Itália", numa época em que a fábrica italiana não era conhecida no Brasil.

Lombardia Beni Cultural
Aqui, outra foto, agora olhando para a frente do trólebus. Note os bancos mais à frente, instalados lateralmente. No teto junto às janelinhas havia propagandas. E entre as janelas havia diversos botões de campainha, repare.


Acima, o trólebus do SMTC em 1969 estampava uma bela foto do Almanaque Santista de 1969, do acervo da Hemeroteca Municipal de Santos: aqui, o trólebus chegando à Praça Mauá cumprindo a linha 40 (Orquidário, via Conselheiro Nébias).


Trólebus nos anos 1970: linhas arredondadas dos trólebus italianos da Fiat que circularam em Santos de 1963 a 1996



A linha 8 de trólebus enfrentava as ruas de paralelepípedos do bairro do Macuco. A foto acima é na Rua Doutor Cochrane, próximo ao Mercado Municipal, provavelmente em 1979, antes da reforma. A linha 8 iniciou as operações em outubro de 1966 indo primeiramente até a rua Oswaldo Cochrane, esquina com a Comendador Alfaia Rodrigues. Depois foi ampliada até a rua Conselheiro Lafayete e novamente teve ampliação até a Praça Coração de Maria e depois para o Ferry Boat.


Clique aqui para visitar a página Trolebus de Santos de Emilio PechiniEsta é uma pequena amostra. Para conhecer a história dos trólebus de Santos clique na imagem ao lado.
Este foi o primeiro site que montei sobre os trólebus santistas, em 2005, portanto há quatro anos pesquisando e detalhando a história deste veículo não poluente que hoje está presente em Santos, com o apoio de historiadores do Brasil e do Mundo, além de entusiastas e amigos dos trólebus de Santos que forneceram muitas informações importantes, sobre linhas, itinerários e fotos.

Além disso, foram pesquisados jornais antigos na Hemeroteca Municipal de Santos, com exemplares do jornal A Tribuna de Santos e do extinto jornal Cidade de Santos. A união de várias fontes de pesquisas resultou no site. Claro que ainda falta muito mais a ser incluído na pesquisa.

Veja abaixo links relacionados com os trólebus de Santos:


Clique aqui para ir ao fotolog de Allen Morrison, TrolefoliaVale a pena visitar o fotolog Trolefolia, de Allen Morrison: diversas imagens dos trólebus de Santos, fotografadas por Barry Blumstein em 1975. Clique aqui ou na imagem ao lado para visitar o site.

Além do fotolog sobre os trólebus no Brasil, Allen Morrison também tem o site Electric Transport in Latin America onde há muitos dados e informações sobre os transportes elétricos na América Latina, história e atualidades. Conheça: http://www.tramz.com/




Picado Bondes e Trólebus - BlogBlog do Picado: Bondes e Trólebus de Santos. Com imagens raras e também eventos relacionados com trólebus, bondes, ônibus e também com a cidade de Santos. Clique aqui ou na imagem ao lado para visitar o blog.

Além disso, Picado (João Manuel Picado) mantém um fotolog com fotos antigas e atuais dos trólebus e bondes de Santos: http://fotolog.terra.com.br/picado





Fotos dos trólebus de Santos, na página de Emídio Gardé - clique na imagem ao lado ou aqui. Além de Santos, há dados históricos dos trólebus, com tabelas informativas detalhadas dos trólebus em várias cidades de Portugal, Espanha e Brasil.

Emídio Gardé criou também o grupo "Entusiastas por Troleicarros" no Yahoo!Grupos, com informações e discussões sobre os trólebus do mundo todo (necessário ter conta no Yahoo!)





E aqui no blog Muito Bem! você pode filtrar os assuntos clicando nas tags ao lado. No caso dos trólebus, clique na tag (ou marcador): trólebus para ver todos os assuntos que já foram publicados sobre os trólebus.

Obrigado pela visita e vamos torcer para que os trólebus de Santos tenham dias melhores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.