quinta-feira, 16 de abril de 2009

Trólebus de São Paulo: 60 anos

S
No dia 22 de Março, o Sistema de Trólebus da cidade de São Paulo completa 60 anos em operação. A cidade foi pioneira no Brasil na implantação dos trólebus, e atualmente conta com a maior frota em operação não só no Brasil, como em todo o Hemisfério Sul, com mais de 200 veículos em operação, em cerca de 13 linhas.

Hoje, assim como há 60 anos, os trólebus contribuem para o paulistano respirar o ar mais limpo, já que tem emissão zero de poluentes. E os ônibus elétricos fazem parte da paisagem paulistana.

HISTÓRIA

O serviço de bondes e ônibus em São Paulo era operado pela Light São Paulo até 1947, quando foi instituído o monopólio do transporte coletivo na cidade, sendo criada a CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) em 01/07/1947. Como medida para modernizar o transporte na cidade, a prefeitura instituiu o serviço de trólebus e no dia 22/04/1949 a primeira linha foi inaugurada pelo então governador do estado, Ademar de Barros, fazendo o percurso Aclimação - Praça João Mendes.
Para a implantação do sistema, foram importados 30 trólebus, sendo 20 unidades da fábrica Westram (USA), 6 Pullmann também americanos, e 4 British United Traction (BUT) da (Inglaterra).


O trólebus da foto acima foi adquirido em 1957 da cidade de Denver, nos EUA. Foram um total de 75 unidades que haviam circulado naquela cidade norte-americana, fabricados entre 1946 e 1948. Hoje este exemplar é utilizado em épocas especiais comemorativas.



PROGRAMAÇÃO

A ONG Respira São Paulo, que vê na utilização de trólebus no sistema de transporte público uma alternativa viável para melhorar a qualidade do ar da capital, programou um passeio especial em comemoração aos 60 anos de trólebus em São Paulo. Haverá exposições também à respeito do aniversário dos trólebus paulistanos.

Assista um video do Sampa Online com uma entrevista com o diretor da ONG Respira São Paulo sobre a importância do sistema trólebus em São Paulo:


Links interessantes:
Arquivo em PDF contendo o histórico dos trólebus de São Paulo: sp-trolebus.pdf
Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla
História do Trólebus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.