segunda-feira, 9 de março de 2009

O Bonde Escolar

Conversando com a dona Rosa Ana, uma senhora que eu conheço há vários anos, ela me contou a respeito do Bonde Escolar, inclusive ela não se conformava em ainda não ter visto este bonde mencionado em exposições ou textos sobre os bondes de Santos. A vontade dela era que eu contasse sobre a existência desse bonde que durante alguns anos levava-a para a escola onde estudava, o Grupo Escolar Cesário Bastos. Na imagem ao lado, da década de 1950, vê-se parte do prédio do colégio e um bonde em primeiro plano, na avenida Rangel Pestana, na Vila Mathias.
A dona Rosa Ana, que completa 80 anos neste ano de 2009, conta que morava em uma casa no José Menino - um local onde predominavam somente casas, e a sua era no atual terreno do Clube Caiçara, ou seja, antes de haver o Clube - que sabemos não existe mais no local, pois foi demolido e dará lugar a um conjunto de prédios de alto luxo.
Voltando ao ano de 1936, a dona Rosa Ana tem em suas lembranças a região próximo a onde ela morava: em frente à sua casa, no local onde hoje há os prédios que ficam junto à areia no José Menino, próximo à divisa com São Vicente, havia o Hotel Internacional , que vemos na foto ao lado (do Site Novo Milênio). A imagem ao lado é dos anos 1940, portanto bem contemporânea à época em que ela morou naquela casa, até 1938. Depois sua família mudou-se para São Paulo. Como seus pais e irmãos eram italianos, veio a Segunda Guerra Mundial e os italianos somente poderiam ir à Santos com um "salvo-conduto", uma autorização especial, o que dificultava em muito as visitas e até mesmo uma volta a sua cidade de infância - dona Rosa Ana nasceu em São Paulo, mas veio com seis meses de idade para Santos.

Quando tinha 8 anos de idade, ela estudava no Grupo Escolar Cesário Bastos, o primeiro colégio estadual de Santos, fundado em 1900, já no atual prédio da avenida Rangel Pestana, ao lado da antiga garagem dos bondes da City. A foto ao lado mostra a imponente fachada da atual Escola Estadual Cesário Bastos, e é do site do Memorial da Educação.
Dona Rosa Ana conta com orgulho os bons momentos de infância naquela escola.


Para ir da sua casa no José Menino até a escola na Vila Mathias, dona Rosa Ana utilizava bonde especial, do tipo aberto, como vemos na imagem ao lado, que mostra um bonde aberto, nos anos 1950, vindo da avenida Ana Costa, e então passava em em frente à "City" (atual C.E.T.) e seguia pela avenida Rangel Pestana. Segundo ela o bonde era sempre limpo e seu motorneiro atencioso. Ela não lembra de que havia a cobrança de passagem neste bonde e era destinado exclusivamente para os professores e estudantes, e era chamado de Bonde Escolar.
O percurso do bondinho escolar - como ela carinhosamente chama o bonde que ficava estacionado próximo à sua casa, na rua Santa Catarina, próximo à avenida da Praia (Presidente Wilson), seguia nesta até a avenida Ana Costa onde percorria toda a sua extensão, e chegando na avenida Rangel Pestana, fazendo o ponto final junto ao colégio.
Havia horários específicos para o bonde escolar funcionar, seguindo os horários de entrada e saída dos estudantes e professores.
A memória dos bondes é assim, contada pelas testemunhas oculares da sua história. Obrigado à dona Rosa Ana por compartilhar conosco as suas valiosas lembranças de sua infância, mais de 70 anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.