domingo, 1 de março de 2009

Aqui, no Passado...

Uma cidade que tem tanta história como Santos tem que ter sua memória preservada. Hoje há uma grande preocupação em se manter arquivos bem conservados, coisa que há algumas poucas décadas não se fazia com tanta intensidade. Então, que tal registrar o que há hoje e que está para desaparecer? Diversas casas e terrenos estão dando lugar a grandes (e altos) empreendimentos e também a novas vias públicas.

No passado, não foi diferente, muitos prédios, casas e até ruas desapareceram sem deixar nenhum vestígio.
Veja algumas imagens antigas "que não existem mais":


Jornal A TRIBUNA
Antigas casas na rua Xavier da Silveira: elas foram demolidas para alargamento da rua, na região próxima a atual unidade dos Bombeiros.

Jornal A TRIBUNA
A construção da segunda pista da avenida da Praia, em 1955. Este trecho é entre o Canal 2 e a avenida Ana Costa. O bonde da foto percorria a linha 2, que foi inaugurada em 28/04/1909 com os primeiros bondes elétricos de Santos. A linha, que ligava Santos à São Vicente via Praias, foi extinta em 1966. Os bondes reinaram absolutos pelas praias de Santos até Fevereiro de 1971.

Jornal A TRIBUNA
Uma foto da Praça da Independência, no início dos anos 1950. Uma paisagem bastante diferente da encontrada hoje. Note a faixa exclusiva para bondes junto à praça. As palmeiras, porém, já estavam por lá...

Jornal Cidade de Santos
O Parque Balneário, um luxuoso hotel, com jardins junto à avenida da Praia. Nos anos 1970 o hotel deu lugar ao atual Parque Balneário Hotel e ao Shopping Parque Balneário, além de um conjunto de prédios residenciais. Do conjunto acima, resta ainda hoje um edifício na rua Fernão Dias, esquina com Carlos Afonseca.
No saguão do atual hotel há uma arte estilizada com imagens das instalações antigas.

Jornal A TRIBUNA
Aqui a avenida Marechal Floriano Peixoto, junto à rua Marcílio Dias, em meados dos anos 1950. O bonde que fazia o trajeto marcado pelos trilhos era o da linha 12. A paisagem acima é bem diferente da atual, que tem um movimentado comércio e trânsito idem.

Jornal Cidade de Santos
O bairro do Boqueirão, especialmente no trecho final da Conselheiro Nébias teve enormes mudanças: ali havia um Parque Indígena de um lado, e do outro, o Miramar, que era um centro de entretenimento. Na foto acima, em um local junto à esquina da avenida Epitácio Pessoa com a Conselheiro Nébias, havia a Estação dos Bondes. Atualmente não se encontra qualquer vestígio desta estação no local.


Jornal Cidade de Santos
Neste trecho da avenida Bartolomeu de Gusmão junto ao Aquário havia uma faixa exclusiva para bondes. Com o fim dos bondes, em 1971, os trilhos permaneceram ali por vários anos e acabou se transformando em estacionamento para automóveis.


Jornal Cidade de Santos
Em alguns pontos do canteiro central da avenida Ana Costa e também na avenida Bartolomeu de Gusmão junto ao final da Conselheiro Nébias existem construções que despertam a curiosidade das pessoas: são os antigos "abrigos de bondes". Além dos que estão "de pé" havia outros que foram demolidos. O abrigo de bondes da foto acima, ficava na avenida Vicente de Carvalho, entre a avenida Ana Costa e a rua Marcílio Dias. Havia também outro em frente ao Clube Internacional de Regatas. Ambos foram demolidos.

Uma forma de contar a história da nossa região: mostrar um local e o que havia ali, no passado. Ou seja, Aqui, no Passado...

AS IMAGENS ACIMA SÃO DE EDIÇÕES ANTIGAS DOS JORNAIS A TRIBUNA E CIDADE DE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.