sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Santos: Chegaram os Bondes de Turim

Bondes de Turim no Páteo da Rodrimar - Santos - SP - Foto: Francisco Arrais Diário Oficial de Santos Uma cena inusitada ontem (19/02/2009) no Terminal portuário da empresa Rodrimar: foram desembarcados bondes de cor laranja, doados pela cidade de Turim à cidade de Santos.

Eles farão parte do trajeto histórico e turístico de bondes que atualmente já está em funcionamento em Santos com um trecho de 1,7km e que está sendo ampliado e passará por mais pontos históricos do centro, tendo seu percurso aumentado para 5km.

Um dos bondes italianos - um duplo-articulado - será utilizado como bonde-restaurante, função que este bonde exerceu em Turim até meados de 2008 quando foi oficializada a doação. Os bondes foram fabricados nas décadas de 1930 e 1940.

O transporte dos bondes para Santos foi possibilitado pela Rodrimar, que providenciou o transporte terrestre e a liberação alfandegária, e a empresa MSC, que trouxe os bondes em um de seus navios. A doação foi através da empresa italiana GTT (Gruppo Torinese Trasporti).

A solenidade contou com a presença de alunos da Escola Municipal José Carlos de Azevedo Júnior além de autoridades e também integrantes da comunidade italiana de Santos, a qual poderá ter uma excelente lembrança da Itália em Santos.

Os bondes estampavam faixas sobre a doação e em uma delas, em italiano, estava escrito:

UN REGALO DELLA CITTÁ ITALIANA DE TORINO AL POPOLO DE SANTOS"
(Um presente da cidade italiana de Turim ao povo de Santos)

Grazie! Muito Obrigado!

(COM INFORMAÇÕES E FOTO DO DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS, EDIÇÃO DE 20/02/2009)

TAGS: TRAM TRANVIA TORINESE TORINO ITALIANI ITALY TRAMWAY TRAMS TORINESI TURIN STRASSENBAHN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.