segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Santos: 463 anos de história

Neste dia 26 de Janeiro é aniversário da cidade de Santos, quando comemora-se 463 anos da Fundação da Vila de Santos. A data escolhida refere-se à lei 122 de 26 de Janeiro de 1839 que elevou a vila à categoria de cidade. Já com relação a data de fundação da Vila de Santos não há uma data certa de que se tenha registro. Sabe-se que o povoado do porto de Santos foi elevado à condição de Vila entre 19 de junho de 1545 e 3 de janeiro de 1547, portanto convencionou-se 1546 como o ano da fundação, Na época, segundo as leis portuguesas, uma vila tinha direito de ter Câmara Municipal, símbolos de autonomia como pelourinho, estandarte, território demarcado, foral. O título de cidade cabia à Capital, Lisboa; a núcleos urbanos importantes, como Porto, ou sedes de bispado, como Braga. No Brasil, Salvador na Bahia - que era a capital - foi a primeira cidade do Brasil, fundada em 1549. Já São Vicente foi a primeira vila do Brasil, fundada em 1532.
Mais informações sobre a história de Santos no site da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Curiosamente há pouco mais de uma década atrás comemorava-se uma contagem de anos inferior, ou seja, hoje comemoraria-se apenas 170 anos, que refere-se a elevação da vila à cidade. Porém, Santos tem na verdade séculos de história anterior á 1839. Então nada mais justo que se comemorar a data desde a fundação da Vila de Santos, por Brás Cubas, em cerca de 1546, assim como fazem São Paulo, e tantas outras cidades que começam a contagem à partir da condição de Vila.

Programação

Para comemorar o aniversário da cidade de Santos, às 12h30min será entregue à população o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino na praia do José Menino, que conta com espaços para múltiplas atividades esportivas, culturais e de lazer. A cerimônia terá também a presença da artista plástica Tomie Ohtake, que idealizou a escultura ali instalada - obra entregue em junho, por ocasião do centenário da imigração japonesa -, e do arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto de urbanização da área.
O parque municipal no emissário conta com extensas áreas verdes ajardinadas, pista de skate adequada para competições internacionais, ciclovia, playground, equipamentos de ginástica e gibiteca.

Tem ainda estrutura para promover campeonatos de surfe, com torre de jurados e arquibancada para 600 pessoas, junto ao quebra-mar, com guarda-corpo em aço inoxidável. Conta ainda com o Museu do Surfe, sanitários, bicicletário e um heliponto. Rampas e pisos táteis possibilitam que deficientes visitem o local, que também terá câmeras de monitoramento e placas de comunicação visual.

À noite, à partir das 20 horas, em plena Praia do Gonzaga haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, com participação do cantor Ivan Lins. O evento será aberto com a Sinfônica executando as obras Abertura Concertante, de Camargo Guarnieri e Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos. Na sequência, Ivan Lins se apresenta com sua banda.

Durante o dia, neste 26 de Janeiro também funcionará a linha turística de bondes (que normalmente não funciona às Segundas-feiras). O passeio de bonde elétrico, que fica no centro da cidade, funciona das 11h às 17 horas. O passeio, de cerca de 15 minutos, custa R$ 1,00.
Também no centro da cidade, na Praça Mauá haverá a Visita Monitorada ao Paço Municipal ­- das 11 às 17 horas, com visitas a cada meia hora.

Outros passeios e opções turísticas que funcionarão neste dia 26 de Janeiro:

Linha Conheça Santos - Microônibus com ar condicionado ­- das 9 às 18 horas, com saídas de hora em hora da Praça das Bandeiras, no Gonzaga.

Double Decker -­ Ônibus de dois andares terá saídas do Aquário às 15, 17 e 19 horas; do Orquidário, às 16 e 18 horas; e do Posto 3, às 16h30 e 18h30.

Aquário ­- das 9 às 20 horas.

Orquidário -­ das 9 às 19 horas.

Postos de Informações Turísticas (PIT): ­ Bonde do Gonzaga (Praça das Bandeiras), da Rodoviária e Central de Informações Turísticas (na antiga Ilha de Conveniência) -­ , das 8 às 20 horas. No Aquário e Orquidário, funciona durante o expediente dos parques.

Engenho dos Erasmos ­- das 10 às 16 horas.

Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste -­ das 8 às 18 horas.

(informações do site da Prefeitura de Santos: www.santos.sp.gov.br )

Informações Turísticas de Santos: Disque Tour - Tel. 0800­-173 887 -­ todos os dias, das 8 às 20 horas.

Um comentário:

  1. Boa Tarde,
    Tem um novo livro super interessante sobre como surgiu o
    comércio e como se desenvolveu a urbanização no porto do Santos,
    no século XIX .
    Vale a pena conferir para todos que gostam história!!!
    http://www.magmalivros.com.br/marc-ferrez.html
    Até mais!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.