quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Parabéns, São Vicente: 477 anos de Fundação

Neste dia 22 de Janeiro a cidade de São Vicente, no litoral paulista comemora 477 anos de sua fundação. A Vila de São Vicente foi fundada por Martim Afonso de Souza e a data remonta 22 de Janeiro de 1532, dia em que o navegador português efetivamente chegou à terra firme. Porém, o nome São Vicente fora atribuído ao local exatamente 30 anos antes, ou seja, em 22 de Janeiro de 1502 quando o também navegador português Gaspar Lemos havia chegado e batizado o local homenageando São Vicente Mártir.

A povoação da cidade deu-se na Ilha de São Vicente, a qual também abriga a cidade de Santos. Ambas as cidades expandiram seus desenvolvimentos e hoje não se tem uma divisa visível entre elas: Santos e São Vicente estão densamente povoadas na região insular.

São Vicente, diferentemente de Santos, está tendo atualmente um desenvolvimento em sua área continental, e sua população tem aumentado consideravelmente, ocupando a 71ª posição dos municípios mais populosos do Brasil, com 323.599 habitantes (IBGE, Contagem da População 2007 e Estimativas da População 2007. Data de Referência: 01/04/2007).

Veja outras informações sobre São Vicente na página oficial da cidade:
www.saovicente.sp.gov.br



A cidade de São Vicente tem diversos pontos turísticos como:
- a Biquinha de Anchieta
- Horto Municipal
- Igreja Matriz
- Centro de Convenções
- Horto Municipal - veja uma das primeiras postagens do blog!
- Ilha Porchat - veja uma postagem com video
- Marco Padrão
- Ponte Pênsil
- Morro da Asa Delta
- Monumento dos 500 anos


Veja também uma postagem com fotos, feita em Agosto de 2008 em um dia de chuva em São Vicente

Além das praias e pontos turísticos São Vicente possui um dos comércios mais fortes da Baixada Santista. O centro de São Vicente tem um comércio variado, com muitas lojas locais e também redes como Casas Bahia, Pernambucanas, Magazine Luiza, entre outras.

A cidade conta com diversos supermercados e também os hipermercados Carrefour e Extra.


Há também o Shopping Brisamar que conta com diversas lojas como Americanas, Supermercado Coop e Praça de Alimentação, com restaurantes conhecidos, como o Burger King, Girafas, etc, além de cinemas.

Parabéns à São Vicente e a todos os vicentinos!

Um comentário:

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.