quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Itinerários dos Bondes de Santos em 1970

Bonde em Santos - foto: arquivo do jornal Cidade de Santos - 29/03/1970Em Março de 1970 circulavam apenas 7 linhas de bondes em Santos: 16 - Nova Cintra, 17 - Campo Grande, 19 - Pedro Lessa via Cais, 23 - Circular, 37 - Circular, 39 - Pedro Lessa via Ana Costa e 42 - Ponta da Praia, número bem inferior às 30 linhas de bondes existentes em 1963, conforme informações do historiador Allen Morrison, baseado em lista elaborada em Maio de 1963 pelo historiador Ray DeGroote.

Aqui seguem os itinerários dos bondes, em matéria publicada no jornal Cidade de Santos, edição do dia 29 de Março de 1970.


Bonde 16 NOVA CINTRA (Março de 1970)

Linha 16 - 2 carros; frequência 16 minutos. Ida- Pça José Bonifácio, rua Brás Cubas, av. Rangel Pestana e Jabaquara. Volta: Jabaquara, av. Rangel Pestana, rua Brás Cubas e Praça José Bonifácio.

Bonde 17 - Campo Grande (Março de 1970)

Linha 17 - 9 carros, frequência 5 minutos. Ida - rua Augusto Severo esquina com rua Cidade de Toledo, pças Barão do Rio Branco e República, rua Brás Cubas, avenida Rangel Pestana, Antonio Bento, avenidas Pinheiro Machado e Bernardino de Campos, ruas Carlos Gomes, José Clemente Pereira e João Caetano. volta - ruas João Caetano, Teixeira de Freitas, Duque de Caxias, av Bernardino de Campos, Pinheiro Machado, Praça Narciso de Andrade, avenida Rangel Pestana, rua Brás Cubas, praça José Bonifácio, rua Amador Bueno, rua Itororó, General Câmara e Augusto Severo.

Bonde 19 - Pedro Lessa (Março de 1970)

Linha 19 - 5 carros, frequência 12 minutos. Ida - rua Augusto Severo com Cidade de Toledo, praças Barão do Rio Branco e República, rua Brás Cubas, praça José Bonifácio, avenida São Francisco, ruas Amador Bueno, João Otávio, avenidas Eduardo Guinle, Senador Dantas, Pedro Lessa com rua Cipriano Barata. Volta - rua Cipriano Bararta com avenida Pedro Lessa, ruas Alfaia Rodrigues e Moema, avenida Pedro Lessa, ruas Benjamim Constant e Alfaia Rodrigues, avenidas Senador Dantas, Eduardo Guinle, Ruas João Otávio e Amador Bueno, Itororó, General Câmara e Augusto Severo.

Bonde 23 Circular (Março de 1970)

Linha 23, circular: 6 carros, frequência 9 minutos. Itinerário: avenida Senador Feijó com praça da República, rua Brás Cubas, avenida Rangel Pestana, praça Narciso de Andrade, avenidas Ana Costa, Presidente Wilson, Pinheiro Machado, praça Narciso de Andrade, avenida Rangel Pestana, rua Brás Cubas, praça José Bonifácio, avenida Senador Feijó, esquina com a Praça da República.

Bonde 37 - Circular (Março de 1970)

Linha 37 - circular - 6 carros - frequência 9 minutos. Itinerário: avenida Senador Feijó com praça da República, rua Brás Cubas, avenida Rangel Pestana, rua Antonio Bento, avenidas Pinheiro Machado, presidente Wilson, Ana Costa, Rangel Pestana, rua Brás Cubas, praça José Bonifácio, avenida Senador Feijó com praça da República.

Bonde 39 Pedro Lessa via Ana Costa (Março de 1970)

Linha 39: 5 carros, frequência 15 minutos. Ida: avenida Senador Feijó com praça da República, rua Brás Cubas, avenida Rangel Pestana, praça Narciso de Andrade, avenidas Ana Costa, Vicente de Carvalho, Bartolomeu de Gusmão, rua Alexandre Martins, avenida Pedro Lessa com rua Cipriano Barata. Volta: rua Cipriano Barata com Pedro Lessa, ruas Comendador Alfaia Rodrigues, Moema, avenida Pedro Lessa, rua Alexandre Martins, avenidas Bartolomeu de Gusmão, Vicente de Carvalho, Ana Costa, Rangel Pestana, rua Brás Cubas, Praça José Bonifácio, avenida Senador Feijó com praça da República.

Bonde 42 - Ponta da Praia (Março de 1970)

Linha 42 - 10 carros - frequência 8 minutos.

Ida - rua Augusto Severo com Cidade de Toledo, praças Barão do Rio Branco, República, rua Brás Cubas, avenidas Rangel Pestana, Ana Costa, Vicente de Carvalho, Bartolomeu de Gusmão e Saldanha da Gama até o Clube Internacional de Regatas.

Volta: avenidas Saldanha da Gama, Bartolomeu de Gusmão, Vicente de Carvalho, Ana Costa e Rangel Pestana, rua Brás Cubas, praça José Bonifácio, ruas Amador Bueno, Itororó, General Câmara e Augusto Severo com Cidade de Toledo.


Segundo pesquisas feitas anteriormente, a linha 16 foi extinta poucos meses depois. Em Julho daquele ano de 1970 as linhas 17, 19 e 39 deixaram de circular aos Domingos e Feriados. Em Setembro de 1970 foi a vez das linhas 23, 37 e 42, deixarem de circular nesses dias, obedecendo ao programa de extinção dos bondes. Aos poucos as linhas foram sendo extintas: as linhas 19 e 39 de bondes sairam de circulação em 13/02/1971, as circulares 23 e 37, foram extintas no dia 20 de Fevereiro de 1971 e as últimas linhas de bonde a circular em Santos foram as linhas 17 e 42, em 27/02/1971, sendo que o último bonde, da linha 42 circulou ainda na madrugada do dia 28/02/1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.