sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cia City: Bonds Luz Força

Em pesquisas realizadas no acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos, encontramos diversas fotos antigas e também documentação com mapas, detalhes na época da transição da City ("The City of Santos Improvements Company" ou a sigla C.S.I.C.), empresa estrangeira (inicialmente inglesa e depois canadense) que cuidava dos serviços de eletricidade, águas e esgotos, bondes (chamados de 'bonds') e gás. A City tinha várias sedes, de acordo com o serviço e no caso onde ficavam os bondes eram um dos conjuntos de prédios localizados na Vila Mathias. Em outras partes da sede, na mesma avenida havia também geração de energia elétrica. Já em outras partes da cidade, estavam as sedes dos demais serviços prestados pela City.
Com relação à pesquisa efetuada, há um conjunto de livros em três volumes denominado "Relatório - Serviço de Bondes" datados de 1951. Dentre estas fotos e mapas, que posteriormente vão estar aqui no blog Muito Bem, aqui está uma foto que mostra um dia corriqueiro nas imediações da empresa, na Rangel Pestana, bem em frente à avenida Ana Costa (clique para ampliar):

Cia City of Santos Improvements Company - C.S.I.C. - em 1951 - Reprodução feita por Emilio Pechini sobre foto constante em Acervo Histórico
Como esta foto está afixada dentro do livro da relação do patrimônio da Cia. City, de 1951, onde são declarados todos os bens da empresa, presume-se que a foto seja daquela época. Note, o guarda de trânsito, e também a grande quantidade de fios elétricos utilizados pelos bondes, já que ali era a garagem, e por ali passavam diversas linhas que circulavam pela avenidas Rangel Pestana, Ana Costa e Pinheiro Machado.

Letreiro da Cia. City Bonds Luz ForçaRepare no detalhe ao lado, da imagem acima, um 'zoom' do prédio onde há um letreiro que serviu de título para esta postagem: Cia City Bonds Luz Força. Este prédio depois veio a ser ocupado pelo S.M.T.C., C.S.T.C. e atualmente, C.E.T. Vale lembrar que os veículos que hoje conhecemos como "Bonde" eram chamados originalmente (no século XIX) de Carris de Ferro (ou Ferro-carril) inclusive ainda hoje a empresa de transportes coletivos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, conserva o nome de Carris Porto-alegrense. Já a palavra bonde vem de bonds (bônus, ação) e entre algumas explicações sobre a origem, está a de que a passagem de bonde, ainda na época dos bondes puxado a burros, custava 200 réis e não existiam moedas ou cédulas deste valor em circulação. Então, a empresa teve a idéia de emitir pequenos cupons (bilhetes), em cartelas com cinco unidades, ao preço de um mil réis, cuja cédula circulava em grande quantidade e vinha impressa a palavra "Bond", daí o neologismo "bonde". Há também a explicação de que a palavra "Bond" do bilhete se referia à Bond & Share, empresa inglesa que explorava o serviço de transportes em diversas cidades. Veja mais em aqui e aqui (Novo Milênio).

Aqui, uma montagem com três épocas distintas do mesmo local, a Cia City em meados dos anos 1920, a foto do meio, a época da transição Cia City - S.M.T.C. e nos dias atuais (clique para ampliar):
Montagem sobre fotos: 1920 - Painel na portaria da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos; 1951 - Foto constante no Relatório de Serviço de Bondes de 1951; Foto de Emilio Pechini em junho de 2007
Note na foto central, esta construção, de formato circular, permaneceu durante décadas neste local, e foi demolida há poucos anos.




Clique aqui para visitar a Comunidade Amigos dos Trólebus e Bondes no Orkut (necessário ter login no OrkutParticipe da Comunidade no Orkut "Amigos dos Trólebus e Bondes". Clique na figura ao lado (necessário ter conta e login no Orkut)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.