domingo, 7 de setembro de 2008

A Padroeira X Os Piratas

Neste dia 8 de Setembro, é feriado em Santos, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat. A imagem fica no alto no Monte Serrat, antigo Morro de São Jerônimo, durante todo o ano. Na semana que antecede a festa, a imagem é trazida para a Catedral, no centro de Santos e no dia da festa, a imagem, em procissão sobe novamente os degraus em direção à Capela. A devoção remonta a época em que o porto e a vila de Santos eram alvo dos piratas holandeses. Vale registrar um pouco de história do Brasil. Em pesquisas ao site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes, e também no livro Santos: uma história de pioneiros, piratas, revoltas, epidemias, carnavais e futebol de Hilda Pereira Prado de Araújo, e também em livros devocionais dá para traçar um panorama histórico e religioso da devoção santista. Em 1580, Portugal ficou sob o domínio espanhol, e o sexto governador geral do Brasil, D. Francisco de Souza passou a construir fortes no litoral brasileiro para defender a colônia portuguesa dos ingleses e holandeses que buscavam as riquezas brasileiras.

Devoto de Nossa Senhora de Monte Serrat da Espanha, o governador mandou erguer uma capela no alto do Morro de São Jerônimo, em Santos, em homenagem à devoção católica. Vale lembrar que Monte Serrat é uma montanha na Espanha próxima a Barcelona onde há séculos há a devoção a Nossa Senhora.
Em 1615, os moradores da Vila de Santos foram avisados da chegada de navios holandeses, tendo então as autoridades organizado a resistência na vila, na área do porto, que se estendia entre o Outeiro de Santa Catarina e a atual Rua São Bento. Dois dias após o aviso, adentrava na barra de Santos, a frota holandesa, comandada por Joris van Spilbergen (East Indies sailor-turned-into-pirate (o navegador das Índias Orientais que virou pirata) com seis barcos de guerra: Groote Zou, Groote Maan, Jager, Meeuw, Eolus e Morgenster.
Aliás, as vilas de São Vicente e Santos estão descritas como "postos de abastecimento" da viagem de circunavegação do holandês, realizada entre 1614 e 1618, e que, segundo os historiadores holandeses que tomam Joris van Spielbergen como conquistador "o almirante foi recebido com hostilidade pelos portugueses e índios em "Sanctus" e "St. Vincent".
A população então abandonou suas casas e muitos se refugiaram na Gruta de Nossa Senhora do Desterro, que ficava em um local escondido nas encostas do morro de São Bento, com um detalhe revelado em invasões anteriores aos refugiados: a gruta tinha uma passagem secreta através do mato que levava até a vila de São Vicente. A outra parte da população, mais numerosa, se abrigou no alto do Morro de São Jerônimo. Apesar da resistência na área do cais, os holandeses venciam as barreiras no porto e saqueavam e destruiam tudo o que encontravam, até que os corsários holandeses encontraram o caminho que levava ao monte, onde a população se abrigava. Então a população no alto do morro que rezava na capela de Nossa Senhora do Monte Serrat empreendeu uma batalha de resistência à subida dos piratas e então aconteceu um escorregamento de uma parte da encosta soterrando cerca de 50 holandeses. O desabamento sobre os invasores holandeses foi atribuído pelos fiéis ao primeiro milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat em Santos.

Com as notícias dos holandeses saqueando e destruindo a vila, em Piratininga (a atual São Paulo) formou-se um grupo de socorro, quando os invasores, derrotados, finalmente partiram:
salvando-a após rudes combates na faixa praieira auxiliado pela Fortaleza da Barra Grande ou "de Santo Amaro", e pela artilharia pesada postada na praia do Embaré, seguida a tática militar aconselhada naquelas circunstâncias.
(Novo Milênio http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0049a1.htm )

Tempos depois o Morro de São Jerônimo foi remoeado para Monte Serrat. Em 1954, por meio de lei sancionada pelo então prefeito Antônio Feliciano, Nossa Senhora do Monte Serrat foi escolhida como Padroeira de Santos, sendo coroada em cerimônia realizada em 8 de setembro de 1955.
Pela localização central do morro, tem-se uma boa vista panorâmica de Santos, área do Porto, Centro e Praias, e também vê-se parte de São Vicente e Guarujá. Por isso, durante séculos o porto e a entrada da barra de Santos era vigiada do alto do morro, também chamado de Morro da Vigia. Ali também funcionou o sistema semafórico do Porto, onde se registrava a entrada e saída dos navios. Para subir no Monte Serrat há duas opções, saindo do centro da cidade de Santos (veja mapa no final da postagem via Google Maps): à pé, subindo pelo caminho Monsenhor Moreira, onde há 14 quadros em bronze da Via-Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941. São 415 degraus. Ou então, pelos bondinhos do Elevador Monte Serrat, sistema de bondes do tipo funicular que foram inaugurados em 1927. Em Barcelona a festa da Virgen de Montserrat é realizada em 27 de Abril. Na festa deste ano, em Santos, uma mensagem em video foi enviada pelas autoridades eclesiais espanholas, saudando a cidade de Santos. A festa e a missa são transmitidas ao vivo pela TV Santa Cecília, emissora regional de televisão.
No alto da estação dos bondinhos havia o antigo Cassino Monte Serrat, espaço atualmente que pode ser alugado para festas e eventos. Do alto do Monte Serrat, avista-se uma maravilhosa paisagem de Santos (veja na foto à esquerda) e, clicando na mesma, no site Panoramio.com há outras fotos e a localização geográfica da foto.
O Monte Serrat é de fácil acesso, mesmo para quem vem da Estação Rodoviária de Santos, basta seguir pela avenida São Francisco e seguir a sinalização existente na avenida. A subida do morro atrás das instalações da Sabesp. O futuro trajeto do Sistema Turístico de Bondes de Santos inclui a encosta do Monte Serrat. Abaixo, o mapa (customizável) do Google Maps:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.