quinta-feira, 11 de setembro de 2008

LHC


O LHC - sigla em inglês de Large Hadron Collider - LHC (Grande Colisor de Hádrons) é o maior acelerador de partículas do mundo, construído formato de círculos no CERN (sigla em francês para a Organização Européida para Pesquisa Nuclear). O LHC tem aproximadamente 27 km de perímetro e está localizado de 50 a 175 metros no subsolo da fronteira entre a França e a Suíça, próximo à Genebra.
O experimento feito nessa grande estrutura será a aceleração de partículas de prótons a uma velocidade altíssima, próxima a da velocidade da luz que é de 300 mil quilômetros por segundo. Ao atingir esta altíssima velocidade, os prótons irão se colidir e esta experiência tentará observar o "bóson de Higgs" que é uma partícula que até então apenas conhecida na teoria e que, se confirmada, irá explicar a origem da massa das partículas elementares e gerando versões em miniatura das condições que devem ter existido frações de segundo após o Big Bang - a explosão que teria dado origem ao Universo.

O LHC possui quatro detectores de partículas e será obtida uma grande quantidade de dados, já que até então não havia condições de se alcançar uma velocidade tão próxima à da luz, velocidade que é referência à muitos estudos da Física, até mesmo com a teoria das "viagens no tempo".
Quanto ao receio de se criar "buracos negros" os cientistas afastam a hipótese e o perigo e até mesmo citam que a natureza cria a todo tempo situações semelhantes, sem destruir o Universo. Alguns cientistas porém alertam que tais experiências, se fugirem ao controle dos pesquisadores podem criar efeitos catastróficos. Já o centro de pesquisas ressalta que o experimento é seguro. Leva alguns dias até as partículas atingirem a velocidade desejada.

Caso você esteja a procura de um trabalho escolar sobre o tema, lembre-se de criar um texto baseado no texto acima, porém com suas próprias palavras e com o esquema início - meio e fim (conclusão).

Mais informações específicas sobre o estudo de Hádrons: Grhafite - Grupo de Hádrons e Física Teórica, do Insitituto de Física da USP: clique aqui.
A jornalista e apresentadora Rosana Hermann, que também é formada em Física pela USP em seu blog Querido Leitor também tem informações sobre o LHC e a experiência: clique aqui


O Google em 10 de Setembro de 2008 fez um logo especial em menção ao início do funcionamento do LHC.
Já no Google Earth, programa que visualiza a Terra e o Espaço, foi feito uma simulação do acelerador de partículas. Caso você já tenha o Google Earth instalado em seu computador, basta seguir este link:
http://bbs.keyhole.com/ubb/download.php?Number=1061036 que vai abrir o programa e na coluna "Lugares" ou "Places" na barra à esquerda, surgirão em "Lugares Temporários" o endereços do CERN, clicando você irá ser direcionado, no mapa, para o local e uma animação mostra a aceleração das partículas. Mais informações sobre o modelo criado no Google Earth clique aqui (Blog do Google Earth, em inglês). Caso queira fazer o download e instalar o programa Google Earth clique em http://earth.google.com/download-earth.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.