segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Fotos do VI Encontro Bondes e Trólebus de Santos

Estação Sorocabana - foto de Emilio Pechini
No Domingo (31/08/2008) aconteceu mais uma vez o encontro entre os aficcionados por bondes e trólebus de Santos, como vem acontecendo desde 2007. Neste sexto encontro, ocorrido na Estação da Cidadania de Santos, gentilmente fomos recebidos pelo coordenador geral do Forum da Cidadania, Célio Nori e para o encontro tivemos uma sala onde pudemos discutir os assuntos relacionados e também pudemos assistir videos sobre os bondes, bem como exposição de artigos e textos sobre o tema que também chamou a atenção de visitantes da exposição ferroviária. Exposição de Fotos e Material Ferroviário - foto de Emilio PechiniUm ponto bastante valioso foi que encontro aconteceu dentro da histórica Estação Sorocabana, localizada na Avenida Ana Costa, e naquela data estava acontecendo o encerramento da I Semana de Valorização e Preservação da Memória Ferroviária, com debates e exposições, além de apresentações musicais e visuais, realizado pelo Forum da Cidadania de Santos, Prefeitura Municipal de Santos e Extra Hipermercados, com apoio da OAB Santos - Comissão do Idoso, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, AFESP - NUCATIS - Núcleo de Apoio à Terceira Idade de Santos e Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.
Aproveitamos também para conhecer a exposição de fotos e peças antigas, como o aparelho Porta Staff , e também réplicas em miniatura de uma composição de trens de autoria de F. Chavari feita em novembro de 1969, e também de composições. Todo esse material foi trazido pelos próprios funcionários da ferrovia para a exposição. Os antigos profissionais ferroviários também participaram do encontro dos bondes e trólebus, assistindo a um video "Meus Queridos Bondes" que mostra imagens em filme obtidas nos anos 1960 em São Paulo e em Santos, incluindo imagens dos bondes próximo ao antigo SMTC, avenida Ana Costa, avenida da Praia e no centro de Santos.
Entre os assuntos tratados, falamos sobre a ampliação da linha turística de bondes, as novas rotas e também sobre a convivência entre a atual linha de trólebus (20) e os bondes, que terão trechos de circulação lado a lado. Antes da ampliação do sistema ser concluída, será colocado em operação mais um bonde do Porto, em data ainda não divulgada. Participantes do encontroOutro tema tratado foi sobre o projeto do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, que deverá ser implantado na Baixada Santista. Numa primeira etapa, em trecho ligando o Canal dos Barreiros ao Porto de Santos, aproveitando-se o espaço já existente na linha férrea da antiga Sorocabana, utilizando-se de novos trilhos em linha dupla (ida e volta), com modernos trens (VLT) que também são chamados de 'bonde chique'.
Nestes encontros há sempre muitos assuntos abordados, inclusive também sobre os ônibus a diesel, já que há participantes que conhecem todas as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da Baixada Santista. Na foto à esquerda os participantes do encontro Bonde e Trólebus de Santos, Fábio, Picado, Marlus, Wellington e eu, no final do evento em frente à estação.

Aqui algumas fotos da exposição:

Montagem de fotos
Imediações da Estação Sorocabana, à direita temos a avenida General Francisco Glicério e a foto menor, a rua Pará.
Réplica de trem em madeira - F. Chavari
A réplica de autoria de F. Chavari, de 1969.

Aparelho Porta Staff
Aparelho Porta Staff

Peças Ferroviárias em Exposição
Peças ferroviárias em exposição

Telefone antigo
Telefone antigo.

Réplica em madeira de composição ferroviária
Réplica em madeira de composição ferroviária e também uma miniatura de um macado hidráulico.
Quadro de fotos
Quadro de fotos de funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.