segunda-feira, 11 de agosto de 2008

45 anos de Trólebus em Santos

Foto da inauguração do Serviço de Trólebus de Santos - rua Martim Afonso - 12/08/1963 - Foto de arquivo de Waldir Rueda
12 de Agosto de 2008, é a data que marca 45 anos da inauguração da primeira linha de trólebus de Santos. Em 12/08/1963 foi inaugurada a linha 5, que ligava o Centro até o bairro do Macuco. A foto acima mostra a inauguração do sistema de ônibus elétricos com os trólebus enfileirados na rua Martim Afonso, junto ao Centro Português quase na esquina da rua Amador Bueno.

Trólebus FIAT do SMTC - Serviço Municipal de Transportes Coletivos - foto: A TribunaA implantação dos trólebus em Santos, que já faziam sucesso em São Paulo, SP, teve em 1955 a abertura de Concorrência Pública para aquisição de 50 trólebus e cinco subestações retificadoras, através de financiamento. Na época, o recém criado Serviço Municipal de Transportes Coletivos contava com ônibus e bondes, estes mais populares e em maior número.
A idéia seria manter o sistema de bondes, principalmente em linhas rentáveis e populares (como a linha 19 que ligava o Cais do Porto ao Macuco), implantação dos trólebus em outros bairros onde não houvessem os bondes. Assim, foram importados da Itália 50 trólebus FIAT - Alfa-Romeo, modernos e silenciosos, idênticos aos trólebus também importados pelas cidades do Rio de Janeiro e Salvador, além de algumas cidades da América do Sul, como Montevidéo no Uruguai e Rosário, na Argentina.

Funcionário instalando as catracas e preparando o trólebus italiano para a primeira viagem - fto do jornal A TRIBUNA, Agosto de 1963As três primeiras linhas implantadas foram as que passavam pelo canal 3 (avenida Washington Luiz), já que em outras avenidas havia bondes - e pelo sistema de captação de energia dos dois sistemas serem diferentes, na prática não poderia haver trólebus e bondes na mesma via, principalmente se não houvesse espaço suficiente para ter os as ruas fiações com certa distância entre elas. Durante a implantação, várias unidades de trólebus ficaram retidas por entraves alfandegários, o que atrasou a implantação das outras linhas. Também seria necessário retirar os bondes da avenida Conselheiro Nébias para implantação dos trólebus naquela avenida, que estava projetada para ser o corredor principal dos trólebus, e a avenida Ana Costa, o corredor dos bondes. Nos primeiros dias de funcionamento a linha se mostrou rentável, e fazia o percurso Centro - Canal 3 - Canal 5, em vias onde não havia o tráfego de bondes.

Trólebus cruzando a avenida Conselheiro Nébias em direção à avenida Epitácio Pessoa - foto do jornal A TRIBUNA em Novembro de 1966Então, tinha-se bondes em toda a orla da praia, e trólebus, nas vias paralelas, ou seja, avenida Epitácio Pessoa, Galeão Carvalhal, Embaixador (hoje chamada Governador) Pedro de Toledo e Marechal Floriano Peixoto. Também algumas linhas de bondes tiveram seus itinerários alterados para racionalização do transporte coletivo. Quanto aos trólebus, foram criadas novas linhas na medida em que era implantada a rede aérea, que foram a linha do Orquidário (53), a linha da Ponta da Praia (54) todas estas via Canal 3; a linha 8 (Macuco via Silva Jardim); e depois as linhas 45 (Macuco), 44 (Praça Coração de Maria), 4 (Ponta da Praia/Ferry Boat) e 40 (Praça da Independência) estas via Conselheiro Nébias. Anos depois foram também criadas as linhas 43 (Orquidário-Ponta da Praia), 50 (Ponta da Praia via canal 3), foram expandidas as linhas 40 (até o Orquidário) e a linha 8 (primeiro até o Embaré e depois até o Ferry Boat) e a linha 30 (que ligava o centro à Praça da Independência via canal 3)teve trólebus e ônibus. A última linha criada foi a linha 20 e também é a única em funcionamento na cidade, e liga o centro à Praça da Independência via Ana Costa, que completou 20 anos em Janeiro.

Mais detalhes sobre a história dos trólebus de Santos, no site Trólebus de Santos

O Primeiro Itinerário

A primeira linha de trólebus de Santos, a Linha 5 – Praça Visconde de Itaboraí (avenida Afonso Pena com o canal 5), no então extenso bairro do Macuco (o Macuco posteriormente foi desmembrado em outro bairro, o Estuário, em 1968), tinha o preço da tarifa era a mesma dos ônibus: Cr$ 40,00 (quarenta cruzeiros) e a dos bondes era menor. Veja o primeiro itinerário da linha, note as diversas ruas que na época tinham mão dupla (assinaladas com asterisco):



5 - Pça VISCONDE DE ITABORAÍ via Washington Luiz

ida
Rua Martim Afonso
Rua João Pessoa*
Rua da Constituição*
Praça Padre Champagnat
Rua Carvalho de Mendonça*
Av. Washington Luiz
Rua Embaixador Pedro de Toledo*
Av. Dr. Epitácio Pessoa*
Av. Almirante Cochrane
Praça Visconde de Itaboraí*

volta
Av. Almirante Cochrane
Av. Dr. Epitácio Pessoa*
Rua Embaixador Pedro de Toledo*
Av. Washington Luiz
Rua Almeida de Moraes
Rua da Constituição*
Rua Bittencourt
Rua Martim Afonso, esquina com Amador Bueno


Trólebus na Praça José Bonifácio - captação de imagem de video de Emilio PechiniAtualmente no Brasil somente há trólebus em Santos e também na Grande São Paulo. Mas, em Santos, no dia do aniversário dos trólebus, este ano, eles vão estar na garagem da empresa Piracicabana, localizada no Jabaquara em Santos: devido às obras de ampliação do sistema turístico de bondes, os trólebus não podem circular devido à interdição da rua Brás Cubas (no trecho entre a João Pessoa e General Câmara. Segundo informações obtidas, os trólebus neste período de descanso estão passando por reforma mecânica, e voltarão a circular assim que terminarem as obras da ampliação do sistema, quando teremos em vários trechos, trólebus e bondes na mesma via, com um sistema de rede aérea que haverá a do trólebus (2 fios) e a do bonde (1 fio) lado a lado, na rua General Câmara e Brás Cubas.


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