terça-feira, 29 de julho de 2008

Diferente

Suporte duplo para Rede Aérea do Trólebus e de Bonde - Foto de Emilio Pechini Algo de novo no "ar", na rede aérea dos trólebus e bondes: são os novos suportes que estão sendo instalados ao longo da rua Brás Cubas, entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa. Os novos suportes, duplos, atenderão tanto a rede aérea dos trólebus (cuja fiação já está instalada) e a de bonde a ser instalada no espaço ao lado. Então será possível o tráfego de trólebus e bonde nesta mesma rua, ao que já acontece na rua General Câmara, entre a Praça Mauá e Rui Barbosa, porém lá o espaço é bem maior. Note-se que Santos é a única cidade em todo o Brasil onde trólebus e bonde elétrico circulam lado a lado. Veja abaixo como está a rua Brás Cubas, já com os trilhos do bonde porém ainda sem a rede aérea unifilar para o sistema:

Suporte duplo

Note que os bondes não podem desviar dos trilhos, portanto a rede aérea deste terá que ser instalada exatamente sobre onde o bonde irá passar. Já os trólebus não têm o mesmo problema, pois suas alavancas são auto adaptadas (movem-se para alcançar a rede):



Estes suportes "duplos" já foram muito utilizados em ruas de Santos onde havia circulação de trólebus nos dois sentidos. Aqui, uma foto de 2003 (na época eu não tinha máquina digital) onde havia ainda a fiação na rua Osvaldo Cóchrane, corredor da linha 8 de trólebus que já não era usada havia cerca de 10 anos:
Rua Osvaldo Cochrane com a rede aérea de trólebus ainda instalada em suporte duplo

Aqui, na avenida Epitácio Pessoa, permanece "escondido" um suporte duplo próximo ao cruzamento com o canal 4 por onde circularam as linhas 5, 54 e 4 de trólebus:
Suporte duplo para rede aérea de trólebus na avenida Epitácio Pessoa - foto de Emilio Pechini em 2006

E este é um suporte duplo na rua Silva Jardim, também foi utilizado pela antiga linha 8 de trólebus que hoje é percorrida por ônibus comuns:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.