terça-feira, 22 de julho de 2008

Cuidado: Trólebus na Contramão

A Tribuna de Santos - abril de 1967 em foto retirada do site Trolebus de Santos
Imagine o trólebus acima, vindo na contramão da rua Governador Pedro de Toledo, no bairro do Boqueirão em Santos. Pois era comum isso acontecer, pois algumas ruas que eram duas mãos por mudanças no trânsito tornaram-se mão única, porém a rede de trólebus, mais difícil de ser deslocada impossibilitava que os trólebus seguissem por outras vias, tendo que passar na contramão de várias ruas, além desta, a avenida Epitácio Pessoa, Marechal Deodoro, Galeão Carvalhal, tiveram os gigantes italianos na mão oposta.
Lembrando que a linha 5 de trólebus foi a primeira da cidade e foi inaugurada em 12 de Agosto de 1963. NBa época foram importados da Itália 50 trólebus Fiat - Alfa-Romeo - Marelli - Pistoiese, que rodaram em Santos até meados de 1993. Curiosidade: a rua na época da foto acima (jornal A Tribuna de Santos de Abril de 1967) chamava-se "Embaixador Pedro de Toledo", mas de lá pra cá renomearam o título da rua, tornando-se "Governador Pedro de Toledo". Note também, na placa, o termo "contra a mão". E na época usava-se o termo "tróleibus" (em Portugal o termo usado é "troleicarro").
Trólebus da linha 20 na Praça Mauá, em Santos - foto de Emilio Pechini O sistema de trólebus de Santos, completa este ano 45 anos de operação. Em Santos há hoje apenas uma linha de trólebus, a linha 20 (Praça Mauá-Praça da Independência) e no momento devido às obras do centro (na rua General Câmara, para implantação dos trilhos do sistema de bondes, bem como obras da Comgás) a linha 20 está sendo operada por ônibus comum, portanto a cidade respira um pouco mais de poluição sem os trólebus.
A rua General Câmara quando for liberada novamente, que voltem os nossos trólebus.
Detalhe: Santos é a única cidade do Brasil onde há dois sistemas elétricos de transportes em operação: trólebus e bonde. E além de Santos, somente na Grande São Paulo se encontram em operação os trólebus, apesar de em várias cidades do Brasil ter havido o sistema de ônibus elétricos.
Santos quer respirar melhor, que os trólebus voltem à linha 20 e que surjam mais linhas de trólebus.

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