segunda-feira, 21 de julho de 2008

Bondes e Trólebus Italianos

O amigo Luigi Luigino, napolitano e residente em Santos, me enviou diversas fotos dos bondes e trólebus na Itália. Notem como lá o que era antigo foi preservado e circula ao lado do moderno. Isso me faz pensar se no Brasil tivessem mantido os bondes, hoje teríamos opções não-poluentes e confiáveis de transporte coletivo, certamente mais confortáveis para o passageiro. Veja as fotos:


Acima, bondes de Milão na garagem em Via Messina.


Bonde 1003


Bonde na Neve em Milão


Trólebus na Piazza Garibaldi com o trólebus ANM (Azienda Napoletana Mobilità) Linha 254 chegando em Nápoles


Garagem de bondes em Milão (Via Messina)


Eurotram - Milão


Bonde SIRIO na Garagem em Milão


Bonde em Milão da ATM (Azienda Trasporti Milano)

Nápoles

Bonde em Nápoles



Primeiro dia de funcionamento do Bonde SIRIO em Nápoles


Bonde na Piazza del Popolo em Roma


Bonde SIRIO na Via Acton em Nápoles


Garagem de Bondes de Roma à noite


Bonde SIRIO em Milão


Trólebus Alfa 1000 Aerfer


Trólebus Alfa ao lado do novo trólebus Breda Ansaldo

Sobre os trólebus acima, Luigi Luigino nos informa:
"Eu acredito que o trólebus Alfa de Napoli seja um "primo" do nosso Pistoiese aqui de Santos porque ele foi fabricado entre 1960 e 1963. Foram fabricados um pouco mais de 100 unidades, sendo que 100 unidades foram para o sistema napoletano. O modelo é um ALFA ROMEO 1000 AERFER longo 11 metros e com a particularidade de ter o volante na direita. Aerfer é encarroçadora do trolébus e os equipamentos elétricos são da OCREN (Officina Costruzioni Riparazioni Elettomecanica Napoletana). Quando eles começaram a funcionar no sistema, os Alfas eram todos biverde (tinham 2 tons de verde na pintura) e depois no começo dos anos 80 foram pintados de cinza e laranja.
Pelo que eu sei ainda existem cerca de 15 modelos Alfa ainda guardados para futuro restauro, pois o modelo da foto acima faz parte da linha 201 turística de Napoli. A maioria dos 84 Alfa 1000 Aerfer foram substituídos em 2002 por modelos tipo Breda Ansaldo depois de 40 anos rodando pelas ruas de Napoli e de suas províncias.
Parece que ainda tem algum Alfa 1000 sobrevivente ainda rodando em Napoli ligando a alguma cidade de província. Dos 100 Alfas adquiridos pelo sistema napoletano, em 2002 existiam ainda 84 em funcionamento pela cidade. Arrivederci!"
Muito obrigado Luigi, pelas fotos e pelas informações!

Um comentário:

  1. Parabéns pelas fotos de trólebus e bondes italianos e pelas explicações. É muito bom ver que há defensores de meios de transporte não poluentes.
    Professor 1996

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.