terça-feira, 3 de junho de 2008

A (Rápida) História de uma Torta Fria

Numa boa reunião, festa, encontros algo diferente e sempre bem vindo são os pratos que misturam sabores e têm um visual familiar porém inusitado:
Parece um bolo mas é uma torta fria
Com a aparência de um bolo, com glacê, recheios e tudo, esta delícia que aparece na foto acima é na verdade uma "Torta Fria", salgada, uma combinação de pães de fôrma com várias camadas de patês. Nos sites culinaristas especializados há diversos tipos e idéias, e os pães utilizados são os pães de forma só que cortados na horizontal, ao invés da vertical.

Existe no mercado os pães já cortados desse jeito, e até em sua embalagem já vêm com o nome "Pão para Torta Fria", como o da Wickbold que foi utilizado. Pode-se também utilizar o pão que vem sem o corte, e cortá-los, ou ainda, usar os pães de fôrma tradicionais, mas a montagem pode ser prejudicada.
Montagem da torta fria com os pães ainda sem os patês.
Então preparam-se vários patês, alguns que podem não ter o sabor tão agradável a todos como o de beterraba, cenoura mas que dão um belo colorido nos recheios. E há os tradicionais, de atum, azeitonas pretas, além da maionese para cobertura, que pode levar batata palha. Cuidado com os sabores e também não exagere no sal...
Alguns dos patês usados para a cobertura e recheio: cenoura, tomate (na panela), beterraba e azeitonas pretas
Além dos patês há também os molhos que participam do feitio da torta. Claro, são vários patês a serem feitos e não é rápido nem prático. Mas, claro, vale a pena pelo sucesso do prato, que agrada a maioria dos comensais. Como o patê é conhecido de todos, todos irão apreciar. Cuidado ao conservar, leva maionese e até o momento de ser servido deve ser conservado em geladeira, e consumido logo.
Momentos de expectativa Aliás, a torta que ilustra este post do blog foi grande sucesso, e a maior prova disso, foi que em menos de meia hora só restava uma pequeníssima fatia. Ou seja, o "consumo logo" citado acima foi rigorosamente seguido... Os sabores dos patês formam um saboroso conjunto, e a batata palha em cima equilibra o sabor.

Nos sites especializados em culinária, como Cybercook há diversas opções desse delicioso prato, como aqueles com patê ou creme de frango, entre tantas opções. Vale a pena pesquisar no Google sobre as variações da torta
fria. E claro, colher as opiniões dos que vão comer a torta, já que alguns tem preferências por esse ou aquele sabor de patê. Bom, a seqüência de imagens ilustram bem a ocasião. A moça da foto é a Marianna, uma das co-autoras do prato que ilustra o blog, bem como quem deu a idéia de se fazer a deliciosa iguaria... E na foto em detalhe é o Fê e a Má, o casal recém-compromissado...Aliás, o autor do blog apenas fez as fotos e não teve a participação do preparo, claro, com as "sobras" dos patês vários sanduíches foram degustados (nos bastidores) e o evento foi devidamente registrado para posteridade. Bom Apetite!


E aqui, olha só: restou apenas uma pequena fatia, em menos de uma hora...
Sucesso de um prato: apenas restou uma pequena fatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.